Memórias gustativas: um estudo sobre idosos residentes em instituições de longa permanência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v25i2.3669

Palavras-chave:

Culinária, Idosos, Cultura Alimentar, Memórias Gustativas

Resumo

A comida, na forma como é preparada, servida e socializada, carrega consigo uma série de gestos, de histórias, de particularidades e de significados que a fazem representar parte da cultura de determinada sociedade, a qual vai se modificando e sendo transmitida ao longo das gerações como forma de legado, como patrimônio. Todos estes aspectos culturais, lugares onde foram vivenciados, pessoas que participaram e, também, os sensoriais, como aromas, texturas e sons, formam as memórias alimentares e/ou gustativas. Desde a infância até a velhice, os hábitos alimentares vão mudar consideravelmente, mas a memória de algumas das primeiras experiências alimentares e do contexto social em que foram vivenciadas pode permanecer para sempre em nossa consciência. O presente trabalho trata da análise das memórias gustativas de idosos residentes em instituições de longa permanência. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa e etnográfica em duas instituições localizadas em Santa Catarina. Os resultados mostram que a memória gustativa dos idosos está ligada a uma alimentação predominantemente caseira e natural, baseada no consumo de itens provenientes, na sua maioria, de hortas familiares e da criação de animais. O preparo e a conservação dos alimentos eram influenciados pela tecnologia disponível. Observou-se que as memórias gustativas estão fortemente associadas à origem cultural dos idosos.

Biografia do Autor

Flávia Beatriz Sada Boldo, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Graduada em Administração Empresarial pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em Florianópolis, SC. Bacharel em Gastronomia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) em Balneário Camboriú, SC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.

Ana Paula Lisboa Sohn, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com sanduíche na Universidade do Minho em Portugal, com bolsa da CAPES. Mestre em Relações Internacionais para o Mercosul pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Especialista em Gestão de Empresas pela UFSC. Bacharel em Administração pela UFSC e em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora titular da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), atuando como professora e pesquisadora no Programa de Mestrado em Turismo e Hotelaria, coordenadora da Especialização em Inovação e Gestão do Conhecimento para Organizações Públicas, coordenadora do projeto de extensão Universidade da Criativa Idade e professora na graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas.

Luciano Torres Tricárico, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela USP, parte da graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), SC, Brasil. Bolsista Produtividade CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Atualmente, é professor e pesquisador da UNIVALI nos cursos de graduação e de Pós-Graduação.

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. A pesquisa sobre formação de professores: contribuições à delimitação do campo. In: DALBEN, Ângela I. L. F.; Pereira, Júlio E. D.; Leal, Leiva F. V.; Santos, Lucíola L. C. P. Didática: convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 273–83.

BERNARDO, Teresinha. Memória em branco e negro: olhares sobre São Paulo. São Paulo: E-DUC / Fundação Editora da UNESP, 1998.

BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em tese, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 68-80, jan./jul. 2005.

CALDEIRA, Regiane; FAVA, Bruna Mendes. Comida: uma contadora de histórias. In: SEMINÁRIO NACIONAL DO CENTRO DE MEMÓRIA-UNICAMP, 8., Campinas, jul. 2016. Anais [...]. Campinas, 2016. p. 1–17.

CARNEIRO, Henrique. Comida e sociedade: uma história da alimentação. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

CORÇÃO, Mariana. Memória gustativa e identidades: de Proust à cozinha contemporânea. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. Disponível em: http://www.historiadaalimentacao.ufpr.br/grupos/textos/memoria_gustativa.PDF. Acesso: 20 jan. 2022.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DA SILVA, Eliane Fátima Oliveira; GATTI, Ana Lúcia; GOULART, Rita Maria Monteiro. Lembranças gustativas e alimentação em idosas entre 60 e 80 anos. Revista Kairós-Gerontologia, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 59–80, 2015.

DE FIGUEIREDO, Rodrigo Augusto Alves; BARROS, Flávio Bezerra. "A Comida que vem da mata": conhecimentos tradicionais e práticas culturais de caçadores na Reserva Extrativista Ipaú-Anilzinho. Revista Fragmentos de Cultura-Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 193–212, 2015.

DE MIRANDA CASTRO, Fernanda Meneses; DOS SANTOS, Juliana Gomes Marinho. A cultura gastronômica como atrativo turístico: relato de uma experiência de pesquisa nos Restaurantes de Aracaju/SE. Revista Hospitalidade, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 155–74, jul./dez. 2012.

DOS SANTOS, Carlos Roberto Antunes. A comida como lugar de história: as dimensões do gosto. História: Questões & Debates, Curitiba, v. 54, n. 1, [s.p.], 2011.

DOS SANTOS, Carlos Roberto Antunes. A alimentação e seu lugar na história: os tempos da memória gustativa. História: Questões & Debates, Curitiba, v. 42, n. 1, p. 11–31, 2005.

DOS SANTOS, Carlos Roberto Antunes. História da alimentação no Paraná. Curitiba: Fundação Cultural, 1995.

DUTRA, Rogéria Campos de Almeida. A boa mesa mineira: um estudo de cozinha e identidade. 1991. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 1991.

GIMENES, Maria Henriqueta Sperandio Garcia. Patrimônio gastronômico, patrimônio turístico: uma reflexão introdutória sobre a valorização das comidas tradicionais pelo IPHAN e a atividade turística no Brasil. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TURISMO NO MERCOSUL, 3., e SEMINÁRIO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO, 4., 2006, Caxias do Sul. Anais [...]. Caxias do Sul, v. 4, 2006. p. 1–15.

GULARTE, Jamile Paes do Amaral. Memória gustativa: comida, um caminho até uma lembrança querida. In: MARQUETTO, Rut Maria Friedrich; CASARIN, Vanusa Andrea; BERGMANN, Magna Liane (Org.). Turismo, gastronomia e desenvolvimento na região das Missões – Brasil. Santo Ângelo: FuRI, 2016. p. 64–75.

HORTA, Nina. Não é sopa: crônicas e receitas de comida. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LEFEVRE, Fernando; LEFEVRE, Ana Maria Cavalcanti. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: Educs, 2003.

LUDERER, Cynthia; TEIXEIRA, Lucas. Os idosos e as memórias gustativas em tempos de pandemia: Filipa Gomes e o discurso de saúde do óleo Fula. Comunicação Pública, [s.l.], v. 16, n. 30, [s.p.], 2021.

MARINHO, Katarzyna Bortnowska; ALBERTON, Anete. Comida local e memória gustativa: percepções na Tirolerfest de Treze Tílias/SC. In: SEMINÁRIO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO, 10., out. 2013, Caxias do Sul. Anais [...]. Caxias do Sul: Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 2013. p. 1–18.

MINTZ, Sidney W. Comida e antropologia: uma breve revisão. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 16, n. 47, p. 31–42, 2001.

MONTANARI, Massimo. Comida como cultura. 2. ed. São Paulo: SENAC, 2013.

MONTANARI, Armando; STANISCIA, Bárbara. Culinary tourism as a tool for regional re-equilibrium. European Planning Studies. London, v. 17, n. 10, p. 1463–83, 2009.

NADALINI, Ana Paula. Alimentação e mitos nas religiões de matriz africana na Curitiba atual. In: ENCONTRO REGIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA-ANPUH/PR, 11., Curitiba, nov. 2008. Anais [...]. Curitiba: ANPUH, 2008. p. 80.

OLIVEIRA, Silmara Santos. Uma interpretação cultural para o turismo: patrimônio adoniano. 2005. Dissertação (Mestrado em Cultura e Turismo) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2005. 157 f.

PECCINI, Rosana. A Gastronomia e o Turismo. Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, Caxias do Sul, v. 2, n. 5, p. 207–17, jun. 2013.

PRADO, Shirley Donizete; MAGALHÃES BOSI, Maria Lucia; VEIGA SOARES DE CARVALHO Maria Claudia; GUGELMIN, Silvia Ângela; ARAÚJO DE MATTOS, Ruben; ROCHEL CAMARGO JUNIOR, Kenneth; KLOTZ, Juliana; LEVY DELMASCHIO, Karen; DE LIMA RAMAGEM MARTINS, Myriam. Alimentação e nutrição como campo científico autônomo no Brasil: conceitos, domínios e projetos políticos. Revista de Nutrição, Campinas, v. 24, n. 6, p. 927–38, nov./dez. 2011.

REINHARDT, Juliana Cristina. O pão nosso de cada dia: memória imigrante e o pão das gerações curitibanas. 2006. 153 f. Monografia (Especialização em História – Estudos Ibero-Americanos) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

REVEL, Jean-François. Um banquete de palavras: uma história da sensibilidade gastronômica. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

STEFANUTTI, Paola. Do couvert ao café: pescadores, memórias e comidas. 2015. 179 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteira) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2015.

STEFANUTTI, Paola; GREGORY, Valdir; KLAUCK, Samuel. Memórias gustativas: uma discussão de memória social e identidade. Revista Memória em Rede, Pelotas, v. 10, n. 18, p. 128–45, jan./jul. 2018.

VINHA, Terezinha Camargo Pompeo. Um breve percurso histórico e cultural do alimento: questionamentos sobre consumo alimentar, cultura e educação. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 277–90, 2017.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Boldo, F. B. S. ., Sohn, A. P. L. ., & Tricárico, L. T. . (2024). Memórias gustativas: um estudo sobre idosos residentes em instituições de longa permanência. Interações (Campo Grande), 25(2), e2523669. https://doi.org/10.20435/inter.v25i2.3669