A terapia ocupacional e o método teacch no tratamento do portador de autismo
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i23.871Abstract
O autismo é uma síndrome comportamental de múltipla etiologiano curso de um distúrbio em desenvolvimento. Caracteriza-sepor anormalidades na interação social, na habilidade de comunicação,no comportamento. Há disfunções físicas no cérebro dos autistas quedeterminam os sintomas das síndromes, esta é quatro vezes mais comumno sexo masculino, e atinge famílias de qualquer confi guraçãoétnica e social. O tratamento baseia-se em técnicas comportamentaisassociadas ou não ao uso de medicamentos. O método Teach é umatécnica comportamental desenvolvida na Universidade da Carolinado Norte em 1966, por Eric Schopler, com objetivo de amenizar ocomportamento inadequado dos autistas por meio de uma estruturaçãodo seu ambiente favorecendo as atividades da vida diária, os processosde aprendizagem de tarefas educacionais e profi ssionais, por meio deum plano terapêutico individualizado. A Terapia Ocupacional atravésde proposta de atividades dirigidas para a incapacidade de cada indivíduo,considera aspectos psicossociais. Com recursos terapêuticosespecífi cos, selecionados e dirigidos, proporciona ao autista e aos seusfamiliares melhor qualidade de vidaReferences
FRANCISCO, Berenice Rosa. Terapia ocupacional. São Paulo: Sarvier, 1986.
GAUDERER, Christian. Austismo e outros atrasos do desenvolvimento. Corde, 1997.
HAGERDORN, Rosemary. Fundamentos da prática em terapia ocupacional. São Paulo: Dynamis Editorial, 1999.
LEWIS, Soni Mari dos Santos; LEON, Viviane Costa de. In SCHWARTZMANN, 1995. (Programa Teacch s.n.t.).
PETERS, Theo. Autismo: entendimento teórico e intervenção educacional. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 1998.
SCHWARTZMANN, José Salomão. Autismo infantil. São Paulo: Menon, 1995.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.