A terapia ocupacional e o método teacch no tratamento do portador de autismo

Autores/as

  • Claudia Soares Rolim
  • Luciana Staut Ayres de Souza
  • Grace Claudia Gasparini

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v0i23.871

Resumen

O autismo é uma síndrome comportamental de múltipla etiologiano curso de um distúrbio em desenvolvimento. Caracteriza-sepor anormalidades na interação social, na habilidade de comunicação,no comportamento. Há disfunções físicas no cérebro dos autistas quedeterminam os sintomas das síndromes, esta é quatro vezes mais comumno sexo masculino, e atinge famílias de qualquer confi guraçãoétnica e social. O tratamento baseia-se em técnicas comportamentaisassociadas ou não ao uso de medicamentos. O método Teach é umatécnica comportamental desenvolvida na Universidade da Carolinado Norte em 1966, por Eric Schopler, com objetivo de amenizar ocomportamento inadequado dos autistas por meio de uma estruturaçãodo seu ambiente favorecendo as atividades da vida diária, os processosde aprendizagem de tarefas educacionais e profi ssionais, por meio deum plano terapêutico individualizado. A Terapia Ocupacional atravésde proposta de atividades dirigidas para a incapacidade de cada indivíduo,considera aspectos psicossociais. Com recursos terapêuticosespecífi cos, selecionados e dirigidos, proporciona ao autista e aos seusfamiliares melhor qualidade de vida

Citas

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Publicado

2016-05-16

Cómo citar

Rolim, C. S., Ayres de Souza, L. S., & Gasparini, G. C. (2016). A terapia ocupacional e o método teacch no tratamento do portador de autismo. Multitemas, (23). https://doi.org/10.20435/multi.v0i23.871

Número

Sección

Artigos