A inclusão da criança com deficiência no contexto da Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v30i74.4608

Palavras-chave:

Educação Infantil, criança com deficiência, inclusão

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi analisar o processo de inclusão das crianças com deficiência na Educação Infantil. De abordagem qualitativa, utilizou como instrumentos de coleta de dados a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada com cinco professoras que trabalham com crianças com deficiência. Os resultados evidenciaram ser fundamental que o professor conheça a deficiência de sua criança, suas capacidades e necessidades individuais, assim como ter recursos adequados para promover sua aprendizagem. Cabe ressaltar a necessidade de um trabalho colaborativo entre os profissionais, o qual possibilite a troca de informações e a organização de um trabalho pedagógico em equipe, destacando a formação continuada na perspectiva da educação inclusiva, uma vez que a inclusão deve acontecer com a participação de toda a comunidade escolar.

Biografia do Autor

Marta Regina Brostolin, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutora em Desenvolvimento Local pela Universidad Complutense de Madrid. Mestra em Educação - Formação de Professores pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Especialização em Psicopedagogia pela UCDB. Graduação em Pedagogia pela UCDB. Estágio Pós-doutoral na Universidade do Minho, na especialidade de Sociologia da Infância. Atua na Universidade Católica Dom Bosco - UCDB no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado pesquisando as temáticas: Formação de Professores; Infância e Educação Infantil e Sociologia da Infância. É lider do GEPDI – Grupo de Estudos e Pesquisas da Docência na Infância.

Marcia Pires dos Santos, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado – da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Mestre em Educação pela UCDB. Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco (UCB). Licenciada em Educação Inclusiva com ênfase em Libras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na Rede Municipal de Bonito, MS.

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Publicado

2025-03-07

Como Citar

Brostolin, M. R., & Pires dos Santos, M. (2025). A inclusão da criança com deficiência no contexto da Educação Infantil. Multitemas, 30(74), 229–251. https://doi.org/10.20435/multi.v30i74.4608