A inclusão da criança com deficiência no contexto da Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v30i74.4608Palavras-chave:
Educação Infantil, criança com deficiência, inclusãoResumo
O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi analisar o processo de inclusão das crianças com deficiência na Educação Infantil. De abordagem qualitativa, utilizou como instrumentos de coleta de dados a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada com cinco professoras que trabalham com crianças com deficiência. Os resultados evidenciaram ser fundamental que o professor conheça a deficiência de sua criança, suas capacidades e necessidades individuais, assim como ter recursos adequados para promover sua aprendizagem. Cabe ressaltar a necessidade de um trabalho colaborativo entre os profissionais, o qual possibilite a troca de informações e a organização de um trabalho pedagógico em equipe, destacando a formação continuada na perspectiva da educação inclusiva, uma vez que a inclusão deve acontecer com a participação de toda a comunidade escolar.
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