Revisão integrativa da literatura no Brasil: Equoterapia

Revue intégrative de la littérature au Brésil : thérapie équine

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v28i70.3982

Palavras-chave:

cavalo, equinos, Equoterapia

Resumo

Nos últimos anos, os profissionais da Equoterapia têm sido frequentemente desafiados pela busca de conhecimento científico baseado em evidências, para oferecer as melhores intervenções aos praticantes desse método. O objetivo deste estudo foi o levantamento de pesquisas cientificas publicadas com a temática Equoterapia no Brasil. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, utilizando a nomenclatura Equoterapia nas bases de dados do Google Acadêmico e Scielo, sem restrição de ano ou amostra. Foram selecionados n=343 artigos, após os critérios de inclusão e exclusão. Os resultados indicaram o aumento de publicações durante o decorrer dos anos. Dentre as áreas que publicam em Equoterapia, a Fisioterapia se destaca com mais publicações (n=127); na maioria das pesquisas, a metodologia ocorreu de forma qualitativa (n=210), e grande parte das pesquisas não utilizaram instrumentos (n=172) de medida. A Fisioterapia Brasil foi a revista com mais publicações (n=13). Por fim, concluiu-se que houve um aumento de publicações em Equoterapia durante o decorrer dos anos.

 

 

Biografia do Autor

Aline Giovana Sarti, Universidade São Francisco (USF)

Doutoranda e mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (USF), com ênfase em Avaliação Psicológica. Graduada em Psicologia pela USF. Professora de Psicologia na Anhanguera Educacional, campus Valinhos, (SP). Psicóloga clínica no Espaço Mosaico, Itatiba (SP). Tem experiência no atendimento de pessoas dentro do desenvolvimento típico e atípico (Transtorno do Espectro Autista; Síndrome de Down; Transtorno Desafiador Opositor; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, entre outros transtornos do neurodesenvolvimento).

Claudia Costa Mota, Universidade Camilo Castelo Branco (UNICASTELO)

Especialista em Psicodrama Pedagógico pela Universidade Padre Anchieta. Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Camilo Castelo Branco (UNICASTELO), com aperfeiçoamento em Fissura labiopalatina pelo Hospital dos Defeitos da Face. Fundou o Instituto Passo a Passo, em Itatiba, SP, onde é coordenadora técnica da equipe multidisciplinar da Equoterapia. Ministra aulas em cursos de formação e capacitação de profissionais da área da saúde e educação para a Equoterapia, sendo docente da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL) e do Instituto Passo a Passo, na Escola Equo & Terapias (antigo Programa de Formação Qualivida). Criou o Programa de Atendimento Equoterápico nos Distúrbios de Aprendizagem (PAEDA), capacitando, atualmente, profissionais para a utilização do programa.

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

Sarti, A. G., & Mota, C. C. (2024). Revisão integrativa da literatura no Brasil: Equoterapia: Revue intégrative de la littérature au Brésil : thérapie équine. Multitemas, 28(70), 21–40. https://doi.org/10.20435/multi.v28i70.3982