A saúde pública e seus reflexos na educação por um ponto de vista docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v27i67.3463

Palavras-chave:

informação, educação, trajetória, direito, saúde

Resumo

A construção do conhecimento científico organiza-se numa multiplicidade, permanentemente desafiada a elaborar modos de leituras contextuadas com a realidade, a trajetória acadêmica, nesse ponto de vista. O presente estudo apresenta o artigo como produto científico próprio diante da interdisciplinaridade, em específico a relação da informação com a Saúde Pública, sendo ela um direito garantido por lei, na Constituição Federal (CF) de 1988. Trata-se de um manuscrito abordando a questão da saúde pública e seus reflexos na educação, por intermédio do ponto de vista docente, diante da relação com o território. Percebeu-se a importância dessa discussão perante o direito da população rural/urbana à saúde. Sendo assim, esta experiência inserida no contexto real proporcionou um conhecimento crítico da situação enfrentada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), contextualizado com a trajetória vivida e sua relação com a vida acadêmica, desde a graduação até o presente momento.

 

 

Biografia do Autor

Gelza Araujo Lacerda, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Mestranda em Extensão Rural (PPGExR) na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Professora de Educação Infantil pela Prefeitura de Petrolina, PE, e Ensino Médio, pelo Estado de Pernambuco. Juazeiro, BA, Brasil.

Monica Aparecida Tomé Pereira, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutora em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro, BA, Brasil.

Michelle Christini Araújo Vieira, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro, BA, Brasil.

Alineaurea Florentino Silva , Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro, BA, Brasil.

 

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Publicado

2022-11-16

Como Citar

Lacerda, G. A., Pereira, M. A. T. ., Vieira, M. C. . A., & Silva , A. F. . (2022). A saúde pública e seus reflexos na educação por um ponto de vista docente. Multitemas, 27(67), 51–65. https://doi.org/10.20435/multi.v27i67.3463