“La escuela es un bien para todos”: trayectoria profesional de los docentes jubilados y patrimonio cultural escolar de Portão, RS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v26i1.4343

Palabras clave:

escuela pública, legado, memorias, patrimonio, maestros jubilados

Resumen

El tema de este artículo es el patrimonio cultural escolar de las escuelas públicas municipales de Portão, Rio Grande do Sul, su legado y reflexiones sobre las escuelas públicas en la época contemporánea. El objetivo es identificar las formas, tanto materiales como inmateriales, de este patrimonio, narradas y presentadas por siete docentes jubilados de esta red educativa a través de etnografía e investigación bibliográfica. Estas mujeres presentan preguntas que implican aprender del legado de las escuelas públicas y si existe la necesidad de reinventar la escuela. Con estos estudios, es posible afirmar que la carrera profesional de los docentes de los primeros años de la escuela primaria en la educación pública en Portão/RS fue impactada por la estructura escolar, las experiencias pedagógicas y las tecnologías gubernamentales. Por lo que sus reminiscencias forman parte del acervo cultural escolar de este lugar.

Biografía del autor/a

Sandra Maria Costa dos Passos Colling, Universidade Feevale

Pós-Doutorado, doutorado e mestrado em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale. Participante do Grupo de Pesquisa Metropolização e Desenvolvimento Regional (Feevale, CNPq). Especialização em Arteterapia e graduação em Artes Visuais pela Universidade Feevale. Tem aperfeiçoamento em Arte-Educação Integral e Contemporânea pelo Centro de Estudos e Informações Técnicas Educacionais e Culturais. Atua com assessoria em educação e como avaliadora de Feiras Multidisciplinares a nível escolar, de municípios do Vale do Rio do Sinos e na Mostratec.

Magna Lima Magalhães, Universidade Feevale

Doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Docente do Curso de História e do Programa em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale.

Ana Luiza Carvalho da Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-Doutorado nas Universidades Denis Diderot – Paris VII, França; Freie Universität Berlin, Alemanha e d’Evry Val d’Essonne, França. Doutorado em Antropologia pela Université Paris Descartes, na França. Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora colaboradora no Programa de Antropologia Visual e coordenadora de pesquisa do Banco de Imagens e Efeitos Visuais/Laboratório de Antropologia Social da UFRGS.

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Publicado

2025-03-05

Cómo citar

Colling, S. M. C. dos P., Lima Magalhães, M., & Carvalho da Rocha, A. L. (2025). “La escuela es un bien para todos”: trayectoria profesional de los docentes jubilados y patrimonio cultural escolar de Portão, RS. Interações (Campo Grande), 26, e26064343. https://doi.org/10.20435/inter.v26i1.4343