Entre razões e emoções da evasão universitária, o contexto importa? Uma análise das instituições comunitárias catarinenses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v22i3.2881

Palavras-chave:

evasão, ensino superior, administração, Ciências Contábeis

Resumo

Embora esforços crescentes tenham sido despendidos na análise do entendimento do fenômeno evasão no ensino superior, a literatura ainda é limitada e silenciosa acerca dos fatores exógenos e relacionados às características das Instituições de Ensino Superior (IES). Este estudo tem o objetivo de identificar e discutir a evasão acadêmica dos cursos de Administração e Ciências Contábeis nas IES de Santa Catarina. Visando contribuir para o entendimento da temática, adotou-se, neste estudo, uma abordagem quantitativa. Utilizaram-se como amostra os cursos de Administração e Ciências Contábeis nas IES de Santa Catarina, e o método CRiteria Importance Through Intercriteria Correlation (CRITIC) para a análise e ranqueamento das instituições quanto à evasão acadêmica de 2010 a 2014, sendo o primeiro estudo da temática que considera e evidencia a factibilidade da adoção do método. Os achados mostram que IES privadas localizadas em regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e baixa renda per capita possuem maior taxa de evasão se comparadas às IES públicas e privadas localizadas em regiões mais desenvolvidas. Na perspectiva teórica, o artigo contribui para estender o debate e o conhecimento da área ao adotar uma abordagem e metodologia quantitativa original, bem como por considerar os fatores exógenos e relacionados às características das IES. Empiricamente, o estudo fornece também suporte para gestores governamentais e educacionais avaliarem as estratégias adotadas e a eficiência dos recursos empregados nas IES.

Biografia do Autor

Cinara Gambirage, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestre em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Especialista em Docência na Educação a Distância pela Faculdade de Administração e Economia (FAE). Graduada em Letras trilíngue pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Graduanda em Administração pela UNIARP.  Atualmente, é docente nos cursos de graduação na UNIARP, de Caçador, Santa Catarina.

Jaison Caetano da Silva, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Doutorando em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Mestre em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Especialista em Gestão Estratégica de Finanças, Contabilidade e Controladoria pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Graduado em Matemática e em Administração pela UNIARP.

Nelson Hein, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Pós-doutor pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pela Universidade do Novo México, Estados Unidos. Doutor e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Ensino de Ciências/Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Graduado em Ciências e em Matemática pela FURB. Professor do Departamento de Matemática; e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) na FURB. Coordena o grupo de Estudos MULTIVAR.

Maria José Carvalho de Souza Domingues, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre e graduada em Administração  pela UFSC. É professora titular da Universidade Regional de Blumenau (FURB), no Departamento de Administração. Nos Programas de Pós-Graduação em Administração e de Ciências Contábeis, ministra disciplinas e desenvolve pesquisas relacionadas à gestão universitária e a tecnologias no ensino.

Adriana Kroenke, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutora pelo Programa de Métodos Numéricos e Engenharia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Graduada em Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professora do Departamento de Matemática na FURB. Atualmente, é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis na FURB. Integrante do grupo de estudos MULTIVAR.

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Publicado

2021-11-03

Como Citar

Gambirage, C., Silva, J. C. da, Hein, N., Domingues, M. J. C. de S., & Kroenke, A. (2021). Entre razões e emoções da evasão universitária, o contexto importa? Uma análise das instituições comunitárias catarinenses. Interações (Campo Grande), 22(3), 715–730. https://doi.org/10.20435/inter.v22i3.2881