Interatividades na rede social <em>Facebook</em> entre docentes em processo de formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v19i2.1620Palabras clave:
interatividade, Facebook, formação continuada de professores.Resumen
Este trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades de interatividade entre professores em processo de formação continuada no contexto da rede social Facebook por meio das postagens realizadas em um grupo de professores. Será apresentada uma pesquisa qualiquantitativa, integrada a um grupo de pesquisa, o qual ofereceu uma formação continuada de professores, indígenas (na Aldeia Bananal, município de Aquidauana, MS) e não indígenas (de uma Universidade Privada), voltada para as discussões sobre as tecnologias no contexto educacional, com foco na interconectividade, linguagem e colaboração. Os resultados construídos ao longo da pesquisa mostram que abordagens distintas das atuais utilizadas nas postagens pelos membros do grupo podem ser desenvolvidas para que haja mais interação mútua e interatividade entre os participantes. Verificou-se também que o caminho para uma maior interatividade pode ser aprimorado com a participação-intervenção dos integrantes do grupo.
Citas
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Educação, ambientes virtuais e interatividade. In: SILVA, Marco (Org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003. p. 201-15.
______. Informática e formação de professores. Brasília: MEC/SEED, 2000. v. 1.
BAIRRAL, Marcelo Almeida. Discurso, interação e aprendizagem da Matemática em ambientes virtuais à distância. Seropédica, RJ: Editora Universidade Rio de Janeiro, 2007.
BRITO, Gláucia da Silva; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e novas tecnologias um re-pensar. 2. ed. Curitiba: Ibpex, 2008.
LOIZOS, Peter. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (Org.). Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som - um manual prático. Rio de Janeiro: Vozes, 2002. p. 137-55.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar um projeto de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, São Paulo: Papirus, 2003.
LÉVY, Pierri. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
PRIMO, A. Interação mútua e reativa: uma proposta de estudo. Revista da Famecos, n. 12, p. 81-92, jun. 2000.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1989.
SILVA, Marco. Cibercultura e educação: a comunicação na sala de aula presencial e online. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, Porto Alegre, v. 15, n. 37, 2008. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/4802>. Acesso em: 16 jul. 2016.
SILVA, Marco. Que é interatividade. Rio de Janeiro: Editora Senac, 1998.
______. Sala de Aula Interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.
VALENTE, J. A. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP: NIED/Unicamp, 1999.
Descargas
Archivos adicionales
- Figura 1 – Dados das postagens entre os meses de dezembro de 2015 a julho de 2016. (a) Distribuição mensal das postagens. (b) Distribuição mensal de curtidas. (c) Distribuição mensal dos comentários. (d) Distribuição mensal das visualizações. (Português (Brasil))
- Figura 2 – Distribuição dos tipos de postagens durante os 08 meses estudados. (Português (Brasil))
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.