Racismo Institucional: desenvolvimento social e políticas públicas de caráter afirmativo no Brasil
Keywords:
População negra, Racismo institucional, Política pública.Abstract
O trabalho discute alguns conceitos em torno das políticas públicas para a população negra no Brasil, combase em recentes contribuições inglesas ao debate. Demonstram-se algumas possibilidades de reconstrução conceitualdo tema tratado e apresentam-se aspectos estratégicos para a proposição de políticas públicas de caráter afirmativopara a população negra brasileira, a partir da noção de “racismo institucional”.References
Documentos de Trabalho da Commission for Racial Equality.
GOMES, Joaquim B. Barbosa. Discriminação racial: Um grande desafio para o Direito Brasileiro. Mimeo. 2001.
HALL, Peter A.; TAYLOR, Rosemary C. R. Political Science and the Three New Institutionalisms. Political Studies. 1996. p. 936-957.
IBGE. Censo 2000. Brasília, 2001.
MARQUES, Eduardo César. Notas críticas à Literatura sobre Estado: políticas estatais e atores políticos. BIB, Rio de Janeiro, n. 43, p. 67-102. 1997.
NETO, Leonardo Guimarães. Desigualdades e políticas regionais no Brasil: caminhos e descaminhos. Revista Planejamento e Políticas Públicas, n. 15, IPEA, 1997.
NORTH, Douglas. Institutions, institutional change and economic performance. New York, Cambridge University Press, 1990.
POPULAÇÃO negra, questão racial e pobreza no nordeste: desafios para o setor público e sociedade civil. Relatório de Trabalho. DFID/PNUD, 2001.
SAMPAIO, Elias de Oliveira. Ação coletiva e políticas públicas: uma contribuição ao debate teórico em Administração Pública à luz da teoria de Mancur Olson. In: ENAPAD. Anais... Campinas-SP, 2001.
SILVÉRIO, Valter Roberto. Políticas raciais compensatórias: o dilema brasileiro do Século XXI. 2001. (mimeo).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.