Uso da análise envoltória de dados para mensuração da sustentabilidade de hotéis-fazenda em Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.20435/1984-042X-2017-v.18-n.1(04)Keywords:
sustentabilidade, hotel-fazenda, DEA.Abstract
O presente artigo fala da eficiência na gestão da responsabilidade socioambiental nos hotéis-fazenda da Região Agreste de Pernambuco. O universo da amostra são seis hotéis-fazenda que possuem algum apelo referente à sustentabilidade em seus sites. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, descritiva e de corte transversal. A natureza dos dados é quantitativa usando uma metodologia não paramétrica conhecida como a Análise Envoltória de Dados (DEA). Os resultados apresentam diferenças em relação à eficiência sustentável dos hotéis em análise. Entretanto há modificação de cenário quando se alteram as variáveis (inputs e outputs) da avaliação geral, alterando a eficiência relativa das unidades. A metodologia utilizada e os resultados podem orientar a aplicação dessa pesquisa em outras realidades.References
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 15401:Meios de Hospedagem – Sistema de Gestão da Sustentabilidade – Requisitos.Rio de Janeiro, 2006.
ASSAF, A. G.; DEERY, M.; JAGO, L. Evaluating the performance and scale characteristics of the australian restaurant industry. Journal of Hospitality & Tourism Research, v. 35, n. 4, p. 419-436, nov. 2011.
ASSAF, A. G.; JOSIASSEN, A.; CVELBAR, L. K. Does triple bottom line reporting improve hotel performance? International Journal of Hospitality Management, v. 31, n. 2, p. 596-600, jun. 2012.
ASSAF, A.; AGBOLA, F. W. Efficiency analysis of the australian accommodation industry:a bayesian output distance function. Journal of Hospitality & Tourism Research,v. 38, n. 1, p. 116-132, fev. 2014.
BANKER, R. D.; CHARNES, A.; COOPER, W. W. Some models for estimating technical and scale inefficiencies in data envelopment analysis. Management Science, v. 30, n. 9, p. 1078-1092, set. 1984.
BARROS, C. P. Measuring efficiency in the hotel sector. Annals of Tourism Research, v. 32, n. 2, p. 456-477, abr. 2005.
BARROS, C. P.; MASCARENHAS, M. J. Technical and allocative efficiency in a chain of small hotels. International Journal ofHospitality Management, v. 24, n. 3, p. 415-436, set. 2005.
BELLEN, H. M. Desenvolvimento sustentável: uma descrição das principais ferramentas de avaliação. Ambiente & Sociedade, v.VII, n. 1, jan./jun. 2004.
______. Indicadores de sustentabilidade: uma analise comparativa.Rio de janeiro: FGV, 2005.
BOHDANOWICZ, P. Environmental awareness and initiatives in the Swedish and Polish hotel industries - survey results. International Journal of Hospitality Management, v. 24, n. 4, p. 662-682, dez. 2006.
BROWN, J. R.; RAGSDALE, C. T. The competitive market efficiency of Hotel Brands: an application of data envelopment analysis. Journal of Hospitality & Tourism Research, v. 26, n. 4, p. 332-360, nov. 2002.
CARROLL, A. B. The pyramid of corporate social responsibility: toward the moral management of organizational stakeholders. Business Horizons, v. 34, n. 4, p. 39-47, jul./ago. 1991.
CHAN, E. S. Implementing environmental management systems in small-and medium-sized hotels: obstacles. Journal of Hospitality & Tourism Research, v. 35, n. 1, p. 3-23, fev. 2011.
CHARNES, A.; COOPER, W. W.; RHODES, E. Measuring the efficiency of decision making units. European Journal of Operational Research, v. 2, n.6, p. 429-444, nov. 1978.
COELL, T. J. A guide to DEAP version 2.1: A data envelopment analysis (computer) program. Working Paper: Centre for Efficiency and productivity analysis. University of New England, Armidale, Australia, 49. 1996.
EGRI, C. et al. Managerial perspectives on corporate environmental and social responsibilities in 22 countries. Academy of Management Proceedings, p. C1–C6, ago. 2004.
ERDOGAN, N.; BARIS, E. Environmental protection programs and conservation practices of hotels in Ankara, Turkey. Tourism Management, v. 28, n. 2, p. 604-614, abr. 2007.
FARRELL, M. J. The measurement of productive efficiency. Journal of the Royal Statistical Society, v. 120, n.3, p. 253-290, 1957.
FERNÁNDEZ, M. A.; BECERRA, R. An analysis of spanish hotel efficiency. Cornell Hospitality Quarterly, v. 56, n. 3, p. 248-257, dez. 2013.
FONT, X. Environmental certification in tourism and hospitality: progress,process and prospects. Tourism Management, v. 23, n. 3, p. 197-205, jun. 2002.
GIL, M.; JIMÉNEZ, J. B.; LORENTE, J. C. An analysis of environmental management,organizational context and performance of Spanish hotels. Omega, v. 29, n. 6, p. 457-471, dez. 2001.
HAMMOND, A.; ADRIAANSE, A.; RODENBURG, E.; BRYANT, D.; WOODWARD, R. Environmental indicators: a systematic approach to measuring and reporting on environmental policy performance in the context of sustainable development. Washington: Wolrd Resources Institute, 1995.
HENDERSON, J. C. Corporate social responsibility and tourism: hotel companies in Phuket, Thailand, after the Indian Ocean tsunami. International Journal of Hospitality Management, v. 26, n. 1, p. 228–239, mar. 2007.
HWANG, S.-N.; CHANG, T.-Y. Using data envelopment analysis to measure hotel managerial efficiency change in Taiwan. Tourism Management, v. 24, n. 4,p. 357-369, ago. 2003.
INSTITUTO DE HOSPITALIDADE (IH). NIH-54 – Norma Nacional para Meios de Hospedagem – Requisitos para a Sustentabilidade. Salvador, 2004.
KIRK, D. Attitudes to environmental management held by a group of hotel managers in Edinburgh. International Journal ofHospitalityManagement, v. 17, n. 1, p. 33-47, mar. 1998.
KOKSAL, C. D.; AKSU, A. A. Efficiency evaluation of A-group travel agencies with data envelopment analysis (DEA): a case study in the Antalya region, Turkey. Tourism Management, v. 28, n. 3, p. 830-834, jun. 2007.
LE, Y.; HOLLENHORST, S.; HARRIS, C.; MCLAUGHLIN, W.; SHOOK, S. Enviromental management: a study of vietnamese hotels. Annals of Tourism Research, v. 33, n. 2, p. 545-567, 2006.
LINS, L. D.; SILVA, R. N. S. Responsabilidade sócio-ambiental ou Greenwash: uma avaliação com base nos relatórios de sustentabilidade ambiental. Sociedade, Contabilidade e Gestão, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 91-105, jan./jun. 2009.
LUND-THOMSEN, P. Towards a critical framework on corporate social and environmental responsibility in the south: the case of Pakistan. Development, p. v. 47, n. 3, p. 106-113, 2004.
LYNES, J. K.; ANDRACHUK, M. Motivations for corporate social and environmental responsibility: a case study of Scandinavian Airlines. Journal of International Management, n. 14, p. 377-390, 2008.
MADRAKHIMOVA, F. S. Evolution of the concept and definition of corporate social responsibility. Global Conference on Business and Finance Proceedings, v. 8, n. 2, p. 113-117, 2013.
MCINTOSH, M. Raising a ladder to the Moon: The Complexities of Corporate Social and Environmental Responsibility. Palgrave Macmillan, v. 27, n. 1, New York, 2003.
MEEHAN, J.; MEEHAN, K.; RICHARDS, A. Corporate social responsibility:the 3C-SR model. International Journal of Social Economics, v. 33, n. 5/6, p. 386-398, maio/jun. 2006.
MENSAH, I. Environmental management practices among hotels in the greater Accra region. International Journal ofHospitality Management, v. 25, n. 3, p. 414-431, set. 2006.
MENSAH, I.; MENSAH, R. D. Internacional tourist's enviromental attitude towards hotels in Accra. Tourismos: An Internacional Multidisciplinary Journal of Tourism,Grécia, v.8, n.2, p.57-75, 2013.
MIHALIC, T. Environmental management of a tourist destination:a factor of tourism competitivenes. Tourism Management, v. 21, n. 1, p. 65-78, fev. 2000.
MORTATI, I. B. Relacionando o comportamento organizacional e a responsabilidade social corporativa. 2009. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro, 2009.
OLSEN, M. D.; ROPER, A. Research in strategic management in the hospitality industry. International Journal of Hospitality Management, v. 17, n. 2, p. 111-124, jun. 1998.
RABELO, L. S.; LIMA, P. V. Indicadores de sustentabilidade: a possibilidade da mensuração do desenvolvimento sustentável. REDE - Revista Eletrônica do Prodema, Fortaleza, CE, v. 1, n. 1, p. 55-76,dez. 2007.
REZENDE, J. M.; JUNQUEIRA, M. C.; MEDEIROS, C. R. Responsabilidade social empresarial: uma prática de gestão. In: SEMANA DO SERVIDOR, 4., SEMANA ACADÊMICA, 5. Uberlância MG: Universidade Federal de Uberlândia, 2008. Disponível em: <https://ssl4799.websiteseguro.com/swge5/seg/cd2008/PDF/SA08-20650.PDF>.
ROSEMBERG, W. Making a profit... and a difference: HP invents na organization to drive sustainability. Journal of Organizational Excellence, v. 23, n. 3, p. 3-13, 2004.
SAMPAIO, B.; MELO, A. S. Análise da eficiência de companhias aéreas brasileiras. Revista Análise Econômica, Porto Alegre,v. 26, n. 50, p. 223-244, set. 2008.
SANTANA, N. B. Responsabilidade socioambiental e valor da empresa: uma análise por envoltória de dados em empresas distribuidoras de de energia elétrica. 2008. 328p.Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Escola Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, SP, 2008.
SANTOS, C. B.; SOUZA, M. T.; BARBOSA, R. J. Gestão ambiental em empreendimentos hoteleiros: análise de práticas e de resultados em um estudo de casos múltiplos. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA - SEGeT, 3. 2005. p. 1-12.
SCHAEFER, A. Corporate sustainability – integrating environmental and social concerns? Corporate Social Responsibility and Environmental Management, p. 179 -187, nov. 2004.
SCHWARTZ, M. S.; CARROLL, A. B. Corporate social responsibility: a three-domain approach. Business Ethics Quarterly, v. 13, n. 4, p. 503-530, out. 2003.
SILVA FILHO, A. R. Sistema de gestão ambiental como estratégia empresarial no ramo hoteleiro. Produção Online – RevistaCientífica Eletrônica deEngenharia de Produção, v. 8, n. 3, p. 1676-1901, 2008.
SILVA, R. F. Turismo, desenvolvimento sustentável e direitos humanos: O programa “Viaja Mais, Melhor Idade”. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 6, n. 3, p. 290-304, 2012.
STABLER, M. J.; GOODALI, B. Environmental awareness, action and performance in the Guernseyhospitality sector. Tourism Management, v. 18, n. 1, p. 19-33, 1997.
SUESS, C. Systematic analysis of identif ying key dimensions of environmentally and socially responsible hotels. 2009. Dissertação (Master of Hospitality Administration) – William F. Harrah College of Hotel Administration, Universidade de Nevada, Las Vegas, 2009.
TARI, J. J.; CORTES, E. C.; MOLINE, J. P.; AZORIN, J. F. Levels of quality and environmental management in the hotel industry: their joint influence on firm performance. International Journal of Hospitality Management, v. 29, n. 3, p. 500-510, set. 2010.
VALLE, C. E. Como se preparar para as normas ISO 14000: qualidade ambiental.São Paulo: Pioneira, 2000.
YEN, F. L.; OTHMAN, M. Data envelopment analysis to measure efficiency of hotels in Malaysia. SEGi Review, v. 4, n.1, p. 25-36, jul. 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.