Formação continuada por meio da pesquisa-ação: participação e decisão dos professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v24i2.4028

Palavras-chave:

Formação continuada, Professores, Pesquisa-ação

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa de doutorado que tem como objetivo analisar a formação continuada desenvolvida por meio de um processo de pesquisa-ação. O local da pesquisa é uma escola de Educação Infantil localizada em uma capital do Centro-Oeste do país. Os sujeitos da pesquisa são cinco professores da Educação Infantil. Os dados da pesquisa, apresentados neste artigo, foram produzidos durante o ano de 2022. Destacamos que nossa opção pela abordagem qualitativa, especificamente pela metodologia da pesquisa-ação, é por entendermos que os professores que atuam na Educação Básica produzem, mediante sua atuação, uma gama de conhecimentos; portanto, apresentam condições de participar e de decidir o tipo de formação continuada que necessitam ter. Os aspectos teóricos que trazemos nesta pesquisa são aqueles que enfatizam os conhecimentos dos professores como importantes, necessários e qualificadores do processo de formação continuada. Como conclusão, podemos afirmar, com base na produção dos dados, que a formação continuada, desenvolvida por meio da pesquisa-ação, explicita que a possibilidade de participar e o poder de decisão dos professores fazem com que eles se sintam mais comprometidos e respeitados no ambiente formativo.

Biografia do Autor

Ana Cristina Cantero Dorsa Lima, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutoranda em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Pedagoga pela UCDB. Superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande-MS (SEMED CG).

Ruth Pavan, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Minho (UMINHO). Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora do Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

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Publicado

2023-07-19

Como Citar

Lima, A. C. C. D., & Pavan, R. (2023). Formação continuada por meio da pesquisa-ação: participação e decisão dos professores. Interações (Campo Grande), 24(2), 509–519. https://doi.org/10.20435/inter.v24i2.4028