Proposta investigativa sobre os impactos educativos e sociais da Rota Bioceânica no território indígena Kadiwéu em Porto Murtinho, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v22i4.3453Palavras-chave:
educação escolar indígena, cultura indígena, Corredor Rodoviário Bioceânico, indígenasResumo
Este artigo visa apresentar a organização das etapas da pesquisa interinstitucional “Os Impactos Sociais da Rota Bioceânica nos Territórios Indígenas Kadiwéu e Ayoreos, Brasil/Paraguai”, vinculada ao eixo Populações Indígenas e Vulnerabilidades Sociais do grupo de trabalho Impactos Sociais, desenvolvido em parceria com as Universidades da Rota de Integração Latino-Americana (UniRILA). Para tanto, apresenta a contextualização geográfica e histórica da proposta, bem como aspectos gerais dos povos originários Kadiwéu, Kinikinau e Terena que residem na Reserva Kadiwéu, conhecida como Campo dos Índios, em Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, Brasil. Em tempos de pandemia da Covid-19, os dados revelam que o roteiro do diagnóstico adaptado a partir do documento utilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/INEP para o Censo Escolar pode identificar as concepções desses povos originários sobre os impactos educativos, sociais, culturais e econômicos diante da construção do Corredor Rodoviário Bioceânico que passará pelo Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.
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