Educação rural: um olhar sobre a percepção dos agricultores familiares do município de Vitorino, PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v23i2.2960

Palavras-chave:

educação rural, agricultores familiares, desenvolvimento rural, escola, jovens

Resumo

Nas últimas décadas, o Brasil acompanhou um aumento no debate sobre a relevância da agricultura familiar, principalmente no que se refere a sua importância como agente de transformação do rural e para o desenvolvimento regional. Assim, a educação, entendida como agente transformador, ganha papel fundamental. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo compreender a percepção dos agricultores familiares do município de Vitorino, Paraná, sobre a educação rural e a sua importância como elemento estratégico para a manutenção dos jovens no campo. Para isso, foram realizadas entrevistas com vinte agricultores familiares do município. A partir das entrevistas, foi possível compreender que, apesar de a maioria das escolas rurais do município terem sido fechadas, as crianças e os jovens rurais têm acesso à educação, mas em escolas urbanas. Entretanto, o currículo urbano, em sua maioria, não valoriza o modo de vida rural, o que acaba contribuindo para o êxodo dos jovens rurais. Nesse sentido, é importante a criação de estratégias educacionais e políticas públicas para o fortalecimento da sucessão e permanência dos jovens no campo, assegurando a reprodução social da agricultura familiar.

Biografia do Autor

Helen Junara Balbinotti Zangrande, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Pós-graduanda em Neuropsicologia pela Universidade de Araraquara (UNIARA). Graduada em Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Psicóloga autônoma.

Cristiane Maria Tonetto Godoy, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Bolsista pós-doc do UTFPR, Campus Pato Branco. Doutora e mestre em Extensão Rural, graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

José Ricardo da Rocha Campos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Ciências, área de concentração Solos e Nutrição Mineral de Plantas, pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP). Mestre em Produção Vegetal, e graduado em Agronomia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 

Edival Sebastião Teixeira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Pós-Doutor em Psicologia Ambiental pela Universidade de Évora, e em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Graduado em Psicologia e em Licenciatura em Psicologia pela UFPR. Membro do Comitê Assessor da Área de Ciências Humanas da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná. Vice-coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa e professor associado da UTFPR. Docente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional.

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Publicado

2022-08-03

Como Citar

Zangrande, H. J. B., Godoy, C. M. T., Campos, J. R. da R., & Teixeira, E. S. (2022). Educação rural: um olhar sobre a percepção dos agricultores familiares do município de Vitorino, PR . Interações (Campo Grande), 23(2), 363–378. https://doi.org/10.20435/inter.v23i2.2960