Os primeiros anos do curso de graduação de Psicologia da FADAFI/FUCMT (1974-1980)
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v21i1.2592Palavras-chave:
história da Psicologia, história regional e local, salesianos, FADAFI/FUCMT.Resumo
Contemporaneamente, a História da Psicologia latino-americana tem se debruçado sobre os mecanismos de institucionalização da Psicologia e, nessa seara, a história dos cursos de graduação tem sido um objeto frequente. No caso brasileiro, entretanto, essa produção focaliza instituições e espaços específicos localizados, via de regra, nas regiões Sul e Sudeste do país. Assim, tornam-se prementes as investigações em História Regional, i.e., aquelas que consideram o desenvolvimento da Psicologia em outras localidades. Diante disso, esta investigação descreve e analisa demandas de criação do curso de graduação em Psicologia, instalado na Faculdade Dom Aquino de Filosofia, Ciências e Letras/Faculdades Unidades Católicas de Mato Grosso (FADAFI/FUCMT), em 1975. Além disso, são analisados aspectos de seu currículo de funcionamento. Este foi o segundo curso de Psicologia do estado de Mato Grosso e o único de Campo Grande, até 1999. Para atingir o objetivo proposto, esta pesquisa, circunscrita ao campo da História da Psicologia, possui como recorte temporal o período de formação da primeira turma (1974-1980) e utiliza fontes primárias textuais e orais. A interpretação das fontes, em face dos elementos contextuais de Mato Grosso à época, sugere a Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT) como vetor importante do desenvolvimento do Ensino Superior no estado. Além disso, nota-se uma estreita relação entre a conformação do curso de graduação investigado e o cenário de modernização alardeado no segundo e terceiro quartis do século XX, no país. Por fim, vê-se que o curso foi estabelecido de forma idiossincrática, atendendo a uma maioria de alunas, rememoradas como maduras e politizadas. Assim, apesar das limitações metodológicas do estudo, seus resultados auxiliam em uma compreensão ampliada da história da Psicologia no Brasil. Eles possibilitam, ainda, uma melhor compreensão das relações entre Igreja e Estado, no que tange ao estabelecimento dos cursos de Psicologia no país.
Referências
BITTAR, Mariluce; SILVA, Maria da Graça Martins da; VELOSO, Teresa Cristina Aguiar. Processo de interiorização da educação superior na Região Centro-Oeste: particularidades dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Série-Estudos, Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, MS, n. 16, p. 147-64, jul./dez. 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Parecer n. 3824/74. Aprovado em 7 de novembro de 1974. Assunto: Autorização para funcionamento do curso de Psicologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Brasília, 1974.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Parecer n. 403/62. Aprovado em 19 de dezembro de 1962. Dispõe sobre o currículo mínimo e duração do curso de Psicologia. Diário Oficial da União, Brasília, 1962.
CARA, Bianca dos Santos et al. Universidade e psicologia no Diário da Serra: alguns apontamentos para uma história da Psicologia em Campo Grande. In: JACÓ-VILELA, Ana Maria; DEGANI-CARNEIRO, Filipe; ARAÚJO, João Henrique Queiroz de (Org.). Clio-Psyché – Saberes Psi: novos sujeitos, outras histórias. Curitiba: Juruá Editora, 2018. p. 83-93.
CASTRO, Afonso. História da Missão Salesiana de Mato Grosso (1894-2008). Campo Grande, MS: UCDB, 2014.
CORSI, Pietro. A política da teoria na história da ciência. In: ARDIGÓ, Fabiano (Org.). História de uma ciência regional: cientistas e suas instituições no Paraná (1940-1960). São Paulo: Contexto, 2011. p. 7-16.
DIÁRIO DA SERRA. Aulas de Psicologia Clínica iniciarão em agosto, na FUCMT. Campo Grande, 1975a.
DIÁRIO DA SERRA. Mulheres invadem a FUCMT. Campo Grande, 1975b.
DIÁRIO DA SERRA. Vestibular de Psicologia: outra conquista das mulheres. Campo Grande, 1975c.
FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara. Memórias e histórias do curso de Psicologia da Faculdade de Lorena: uma contribuição para a historiografia da Psicologia no Brasil. 2014. 200 p. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Centro de Educação e Humanidades – Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
MACÁRIO, Irma. Entrevista concedida a Graciela F. Silva Delmondes. Campo Grande, 25 de março de 2016.
MARGOTTO, Lilian Rose; SOUZA, Maria Cecília Cortez Christiano de. A constituição de um curso de psicologia durante a ditadura civil-militar no Brasil: investigação a partir dos relatos dos primeiros professores. Memorandum, Belo Horizonte/Ribeirão Preto, n. 32, p. 58-77, abr. 2017.
MOTTA, Rodrigo Pato de Sá. As universidades e o regime militar: cultura política brasileira e modernização autoritária. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
PILATTI, Aurenice Rodrigues Pinheiro. Entrevista concedida a Graciela F. Silva Delmondes. Campo Grande, 2 de março de 2017.
PIÑEDA, María Andrea; JACÓ-VILELA, Ana Maria. Ciencia psicológica y profesionalización en Argentina y Brasil: 1930-1980. Universitas Psychologica, Bogotá, v. 13, n. 5, p. 2015-33, 2014.
PORTUGAL, Francisco Teixeira; FACCHINETTI, Cristiana; CASTRO, Alexandre de Carvalho. História social da Psicologia. Rio de Janeiro: NAU, 2018.
REIS, Maria Teodorowic. Entrevista concedida a Graciela F. Silva Delmondes. Campo Grande, 20 de agosto de 2016.
RODRIGUES, Divino de Jesus da Silva. A história da Psicologia no Brasil: 40 anos do curso de Psicologia da PUC Goiás. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2013.
ROMERO, Arnaldo. O lugar dos bacharéis: história da criação da Faculdade de Direito, Fadir de Campo Grande, MT (1965-1970). 2005. 164 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 2005.
SÁ JUNIOR, Luiz Salvador de Miranda. Entrevista concedida a Graciela F. Silva Delmondes. Campo Grande, 23 de julho de 2016.
SALVATIERRA, Belén. Hace 30 años se hizo realidad: creación de la Facultad de Psicología y Relaciones Industriales de la UNSA. Revista de Psicología de Arequipa, Arequipa, Peru, v. 5, n. 1, p. 102-12, jan./jun. 2015.
SAMPAIO, Helena. O ensino superior no Brasil: o setor privado. São Paulo: FAPESP/ Hucitec, 2000.
SIDONE, Otávio José Guerci; HADDAD, Eduardo Amaral; MENA-CHALCO, Jesús Pascual. A ciência nas regiões brasileiras: evolução da produção e das redes de colaboração científica. Transinformação, Campinas, SP, v. 28, n. 1, p. 15-31, jan./abr. 2016.
TEIXEIRA, Benedito Juberto. Entrevista concedida a Graciela F. Silva Delmondes. Campo Grande, 2 de agosto de 2016.
UCDB. Livro de Regimento da FADAFI. Campo Grande, s.d..
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.