Apontamentos sobre a educação no Brasil Colonial (1549-1759)

Autores

  • Gleidson Silva Universidade Tiradentes
  • Simone Silveira Amorim Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v18i4.1469

Palavras-chave:

história da educação, Brasil Colonial, primeiras letras.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar aspectos da educação relacionados com a instrução dos gentios e a educação dos órfãos de posse no Brasil Colonial (1549-1759). A metodologia aqui utilizada configura-se como histórica e bibliográfica, com abordagem qualitativa. Foram utilizadas na pesquisa produções de Casimiro, Chambouleyron, Santos e Saviani.

Biografia do Autor

Gleidson Silva, Universidade Tiradentes

Mestrando em Educação na UNIT

Simone Silveira Amorim, Universidade Tiradentes

Professora Doutora em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIT

Referências

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt Santos. Igreja, educação e escravidão no Brasil Colonial. Revista Politeia: História e Sociedade, Vitória da Conquista, BA, v. 7. n. 1, p. 85-102, 2007. Disponível em: <http://periodicos.uesb.br/index.php/politeia/issue/view/22>. Acesso em: 16 set. 2016.

CHAMBOULEYRON, Rafael. Jesuítas e as crianças no Brasil quinhentista. In: DEL PRIORE, Mary del (Org.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2004. p. 55-83.

FARIA, Sheila de Castro. A colônia em movimento: fortuna e família no cotidiano colonial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.

HOBSHAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). Tradução de Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação. São Paulo: Cortez, 1989.

SANTOS, Vera Maria dos. A mulher de posses e a instrução elementar na Capitania de Sergipe Del Rey nos anos setecentos. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, 2011.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

SAVIANI, Dermeval et al. O legado educacional do século XIX. 2. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

Downloads

Publicado

2017-09-21

Como Citar

Silva, G., & Amorim, S. S. (2017). Apontamentos sobre a educação no Brasil Colonial (1549-1759). Interações (Campo Grande), 18(4), 185–196. https://doi.org/10.20435/inter.v18i4.1469