Identidade e representações sociais de moradores da zona sul da cidade do Rio de Janeiro acerca deles mesmos, dos moradores do subúrbio e dos cariocas
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v21i2.2069Palavras-chave:
carioca, identidade, representação social, pensamento social, Rio de JaneiroResumo
O presente artigo aborda as crenças de moradores da zona sul da cidade do Rio de Janeiro acerca deles mesmos, de pessoas que moram no subúrbio e dos cariocas em geral. O enfoque teórico é composto pela teoria das representações sociais, mais precisamente sua abordagem estrutural elucidada pela teoria do núcleo central, e a teoria da identidade social. O método envolve um questionário que inclui itens de Likert sobre o que é ser carioca, exemplificado por suas características mais marcantes, e evocações livres com os termos indutores “cariocas”, “moradores da zona sul” e “moradores do subúrbio”. Os participantes da pesquisa são 100 residentes da zona sul do Rio de Janeiro das regiões administrativas da Lagoa e de Botafogo. A análise de dados dos itens de Likert foi feita a partir da ANOVA e a das evocações livres foi realizada por meio da análise prototípica. Os resultados mostram que a representação social e a identidade dos moradores da zona sul parecem calcadas em características mais positivas e distintas da representação dos residentes do subúrbio. Além disso, ambas as categorias de moradores das duas zonas do Rio de Janeiro, subúrbio e zona sul, aparecem como um recorte de uma categoria maior, a categoria do carioca.
Referências
ABRIC, Jean-Claude. Abordagem estrutural das representações sociais: desenvolvimentos recentes. In: CAMPOS, Pedro H. F.; LOUREIRO, Marcos C. da S. (Org.). Representações sociais e práticas educativas. Goiânia: Editora da UCG, 2003. p. 37-57.
ABRIC, Jean-Claude. Pratiques sociales et représentations. Paris: Presses Universitaires de France, 1994.
BENCHIMOL, Jaime Larry. Pereira Passos: um Haussmann tropical: a renovação urbana da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX. Rio de Janeiro: Prefeitura, Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, 1990.
CARDOSO, Elizabeth Dezouzart. Estrutura urbana e representações: a invenção da Zona Sul e a construção de um novo processo de segregação espacial no Rio de Janeiro nas primeiras décadas do século XX. GeoTextos, Salvador, BA, v. 6, n. 1, p. 73-88, jul. 2010. Disponível em: https://rigs.ufba.br/index.php/geotextos/article/view/4306/3165.
DESCHAMPS, Jean-Claude; MOLINER, Pascal. A identidade em Psicologia Social: dos processos identitários às representações sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
FEIJÃO, Rosane. As praias e as transformações de sensibilidade no Rio de Janeiro nos anos 1920. In: CONGRESSO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO − CONECO, 6., 2013, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2013.
FERNANDES, Nelson. O rapto ideológico da categoria subúrbio: Rio de Janeiro 1858|1945. Rio de Janeiro: Apicuri, 2011.
FESTINGER, Leon. A theory of social comparison processes. Human Relations, v. 7, n. 2, p. 117-40, 1954. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/001872675400700202?journalCode=huma.
GOLDENBERG, Mirian. Nu & vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro: Record, 2002.
GONTIJO, Fabiano. Carioquice ou carioquidade? Ensaio etnográfico das imagens identitárias cariocas. In: GOLDENBERG, Mirian (Org.). Nu & vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro: Record, 2002. p. 41-77.
MALHORTA, Naresh. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Tradução: Laura Bocco. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
MOSCOVICI, Serge. A representação social da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
MOSCOVICI, Serge. La psychanalyse, son image et son public. Paris: PUF, 1961.
OLIVEIRA, Denise Cristina; MARQUES, Sergio C.; GOMES, Antônio Marcos T.; TEIXEIRA, Maria Cristina T. V. Análise de evocações livres: uma técnica de análise estrutural das representações sociais. In: MOREIRA Antônia S. P.; CAMARGO, Brígido V.; JESUÍNO, Jorge C.; NÓBREGA, Sheva M. (Ed.). Perspectivas teóricometodológicas em representações sociais. João Pessoa, PB: UFPB, 2005. p. 573-603.
SÁ, Celso Pereira. As representações sociais na história recente e na atualidade da psicologia social. In: JACÓ-VILELA, Ana Maria; FERREIRA, Arthur Arruda Leal; PORTUGAL, Francisco Teixeira (Org.). História da psicologia: rumos e percursos. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nau, 2007. p. 587-602.
SÁ, Celso Pereira. Núcleo central das representações sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
TAJFEL, Henri. Grupos humanos e categorias sociais I. Lisboa: Livros Horizonte, 1982.
TAJFEL, Henri. La catégorisation sociale. In: Serge Moscovici (Org.). Introduction à la Psychologie Sociale. Paris: Larousse Université, 1972. v. 1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.