Formação continuada de professores universitários na rede social <em>facebook</em>: interagir, trocar, dialogar, compartilhar, aprender e conviver

  • Rosimeire Regis Martins dos Santos Universidade Católica Dom Bosco
  • Ana Paula Melim Universidade Católica Dom Bosco
  • Maria Cristina Lima Paniago Universidade Católica Dom Bosco
Palavras-chave: formação continuada, rede social facebook, aprender e compartilhar

Resumo

O artigo discute as possibilidades de uma formação continuada de professores na rede social facebook, ocorrida em 2014, sob a organização da Pró-Reitoria de Ensino e Desenvolvimento (PROED) e do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) em uma Universidade particular no Estado de Mato Grosso do Sul. É uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico virtual e utiliza-se dos diálogos ocorridos na rede social facebook. Os resultados apontam que os professores estabelecem laços sociais e pedagógicos a partir das interações, difundindo saberes com a produção colaborativa do conhecimento.

Biografia do Autor

Rosimeire Regis Martins dos Santos, Universidade Católica Dom Bosco

Possui Graduação em Formação de Professores, Graduação em Pedagogia, Especialização em Gestão Avançada de Recursos Humanos,. Especialização em Educação do Campo, Mestrado em Educação e Doutorado em Educação, período Sanduíche na Universidade de Manitoba, Canadá. Professora Pesquisadora nas atividades de Pesquisa Científica no âmbito da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UCDB). Integrante desde 2007 do Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância - GETED (UCDB). Possui capítulos de livros e artigos publicados em revistas científicas com a temática de Formação de professores e tecnologias digitais.

Ana Paula Melim, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1986) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005). Doutora em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (2016) pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Atualmente é Coordenadora e professora titular do Curso de Pedagogia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Assessora pedagógica para assuntos educacionais e Coordenadora adjunta dos cursos de Extensão em Educação Infantil do MEC/SEB/UFMS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Formação de Professores e Alfabetização. (Texto informado pelo autor)


Maria Cristina Lima Paniago, Universidade Católica Dom Bosco
Possui graduação em Letras - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1986), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Pesquisadora visitante da Universidade de Manitoba, Canadá (Estágio Pós-Doutoral) Department of Family Social Science - Faculty of Human Ecology. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia educacional, educação a distância, ensino-aprendizagem de línguas, formação e práticas docente. É líder do Grupo de estudos e pesquisas em Tecnologia Educacional e educação a distância (GETED). É representante da UCDB no Fórum Permanente de EAD - Conselho Estadual de Educação (FORPEMS). É membro editorial da revista Série-Estudos (PPGE- UCDB). É parecerista Ad Hoc do GT 16 ANPED (2016/2017) e coordenadora do GT 16 da ANPED - CO (2015/2016).

Referências

ALVES, Thelma Panerai; ARAÚJO, Renata. O Moodle e o Facebook como ambientes pedagógicos: concepções discentes acerca do uso destes ambientes. Em teia - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Pernambuco, v. 4, n. 2, p. 16-32, 2013.

COUTO, Edvaldo Souza. Pedagogias das conexões: compartilhar conhecimentos e construir subjetividades nas redes sociais digitais. In: PORTO, Cristiane; SANTOS, Edméa (Org.). Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, 2014. p. 47-66.

COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro; OSWALD, Maria Luiza. Fico sem nada de interessante pra postar qnd estou recatada! - a relação entre o espaço eletrônico e o espaço físico em conversas mantidas entre jovens no Facebook. In: PORTO, Cristiane; SANTOS, Edméa (Org.). Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, 2014, p. 167-183.

HINE, Christine. Virtual ethnography. London: SAGE Publications, 2000.

IMBÉRNON, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2004.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. 264p.

MOREIRA, J. A.; BARROS, D.; MONTEIRO, A. Apresentação. In: ______ (Org.) Educação a Distância e eLearning na web social. Santo Tirso: Wh!te Books, 2014. p. 17-22.

MOREIRA, José A.; JANUÁRIO, Susana. Redes sociais e Educação: reflexões acerca do facebook enquanto espaço de aprendizagem. In: PORTO, Cristiane; SANTOS, Edméa (Org.). Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, 2014. p. 67-84.

NÓVOA, Antonio. Os professores e as histórias da sua vida, in: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1995. p. 11-30.

PACHECO José Augusto; FLORES, Maria Assunção. Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, 1999.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SANTOS. Rosimeire Martins Régis. Formação continuada de professores indígenas e não indígenas: implicações e possibilidades interculturais em contexto presencial e em redes sociais. 2015. 234f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, 2015.

SILVA, Marco. Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2010.

SOARES, Conceição; SANTOS, Edméa. Artefatos tecnoculturais nos processos pedagógicos: usos e implicações para os currículos. In: ALVES, Nilda; Libâneo, José Carlos. Temas de Pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Editora Cortez, 2012. p. 308-330.

SOARES, Eliana Maria do Sacramento; ALMEIDA, Cláudia Zamboni. Interface gráfica e mediação pedagógica em ambientes virtuais: algumas considerações, 2005. Disponível em: <http://ccet.ucs.br/pos/especializa/ceie/ambiente/disciplinas/pge0946/material/biblioteca/ sacramento_zamboni_conahpa_2005.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2015.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TESS, Paul A. The role of social media in higher education classes (real and virtual) – a literature review. Computers in Human Behaviour, v. 29, p. 60-68, 2013.

Publicado
2017-05-30