Formação continuada de professores universitários na rede social <em>facebook</em>: interagir, trocar, dialogar, compartilhar, aprender e conviver
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v18i2.1502Palabras clave:
formação continuada, rede social facebook, aprender e compartilharResumen
O artigo discute as possibilidades de uma formação continuada de professores na rede social facebook, ocorrida em 2014, sob a organização da Pró-Reitoria de Ensino e Desenvolvimento (PROED) e do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) em uma Universidade particular no Estado de Mato Grosso do Sul. É uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico virtual e utiliza-se dos diálogos ocorridos na rede social facebook. Os resultados apontam que os professores estabelecem laços sociais e pedagógicos a partir das interações, difundindo saberes com a produção colaborativa do conhecimento.Citas
ALVES, Thelma Panerai; ARAÚJO, Renata. O Moodle e o Facebook como ambientes pedagógicos: concepções discentes acerca do uso destes ambientes. Em teia - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Pernambuco, v. 4, n. 2, p. 16-32, 2013.
COUTO, Edvaldo Souza. Pedagogias das conexões: compartilhar conhecimentos e construir subjetividades nas redes sociais digitais. In: PORTO, Cristiane; SANTOS, Edméa (Org.). Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, 2014. p. 47-66.
COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro; OSWALD, Maria Luiza. Fico sem nada de interessante pra postar qnd estou recatada! - a relação entre o espaço eletrônico e o espaço físico em conversas mantidas entre jovens no Facebook. In: PORTO, Cristiane; SANTOS, Edméa (Org.). Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, 2014, p. 167-183.
HINE, Christine. Virtual ethnography. London: SAGE Publications, 2000.
IMBÉRNON, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2004.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. 264p.
MOREIRA, J. A.; BARROS, D.; MONTEIRO, A. Apresentação. In: ______ (Org.) Educação a Distância e eLearning na web social. Santo Tirso: Wh!te Books, 2014. p. 17-22.
MOREIRA, José A.; JANUÁRIO, Susana. Redes sociais e Educação: reflexões acerca do facebook enquanto espaço de aprendizagem. In: PORTO, Cristiane; SANTOS, Edméa (Org.). Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, 2014. p. 67-84.
NÓVOA, Antonio. Os professores e as histórias da sua vida, in: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1995. p. 11-30.
PACHECO José Augusto; FLORES, Maria Assunção. Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, 1999.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SANTOS. Rosimeire Martins Régis. Formação continuada de professores indígenas e não indígenas: implicações e possibilidades interculturais em contexto presencial e em redes sociais. 2015. 234f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, 2015.
SILVA, Marco. Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2010.
SOARES, Conceição; SANTOS, Edméa. Artefatos tecnoculturais nos processos pedagógicos: usos e implicações para os currículos. In: ALVES, Nilda; Libâneo, José Carlos. Temas de Pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Editora Cortez, 2012. p. 308-330.
SOARES, Eliana Maria do Sacramento; ALMEIDA, Cláudia Zamboni. Interface gráfica e mediação pedagógica em ambientes virtuais: algumas considerações, 2005. Disponível em: <http://ccet.ucs.br/pos/especializa/ceie/ambiente/disciplinas/pge0946/material/biblioteca/ sacramento_zamboni_conahpa_2005.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2015.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
TESS, Paul A. The role of social media in higher education classes (real and virtual) – a literature review. Computers in Human Behaviour, v. 29, p. 60-68, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.