Formação continuada de professores universitários na rede social <em>facebook</em>: interagir, trocar, dialogar, compartilhar, aprender e conviver

Autores/as

  • Rosimeire Regis Martins dos Santos Universidade Católica Dom Bosco
  • Ana Paula Melim Universidade Católica Dom Bosco
  • Maria Cristina Lima Paniago Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v18i2.1502

Palabras clave:

formação continuada, rede social facebook, aprender e compartilhar

Resumen

O artigo discute as possibilidades de uma formação continuada de professores na rede social facebook, ocorrida em 2014, sob a organização da Pró-Reitoria de Ensino e Desenvolvimento (PROED) e do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) em uma Universidade particular no Estado de Mato Grosso do Sul. É uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico virtual e utiliza-se dos diálogos ocorridos na rede social facebook. Os resultados apontam que os professores estabelecem laços sociais e pedagógicos a partir das interações, difundindo saberes com a produção colaborativa do conhecimento.

Biografía del autor/a

Rosimeire Regis Martins dos Santos, Universidade Católica Dom Bosco

Possui Graduação em Formação de Professores, Graduação em Pedagogia, Especialização em Gestão Avançada de Recursos Humanos,. Especialização em Educação do Campo, Mestrado em Educação e Doutorado em Educação, período Sanduíche na Universidade de Manitoba, Canadá. Professora Pesquisadora nas atividades de Pesquisa Científica no âmbito da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UCDB). Integrante desde 2007 do Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância - GETED (UCDB). Possui capítulos de livros e artigos publicados em revistas científicas com a temática de Formação de professores e tecnologias digitais.

Ana Paula Melim, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1986) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005). Doutora em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (2016) pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Atualmente é Coordenadora e professora titular do Curso de Pedagogia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Assessora pedagógica para assuntos educacionais e Coordenadora adjunta dos cursos de Extensão em Educação Infantil do MEC/SEB/UFMS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Formação de Professores e Alfabetização. (Texto informado pelo autor)


Maria Cristina Lima Paniago, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em Letras - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1986), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Pesquisadora visitante da Universidade de Manitoba, Canadá (Estágio Pós-Doutoral) Department of Family Social Science - Faculty of Human Ecology. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia educacional, educação a distância, ensino-aprendizagem de línguas, formação e práticas docente. É líder do Grupo de estudos e pesquisas em Tecnologia Educacional e educação a distância (GETED). É representante da UCDB no Fórum Permanente de EAD - Conselho Estadual de Educação (FORPEMS). É membro editorial da revista Série-Estudos (PPGE- UCDB). É parecerista Ad Hoc do GT 16 ANPED (2016/2017) e coordenadora do GT 16 da ANPED - CO (2015/2016).

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Publicado

2017-05-30

Cómo citar

Santos, R. R. M. dos, Melim, A. P., & Paniago, M. C. L. (2017). Formação continuada de professores universitários na rede social <em>facebook</em>: interagir, trocar, dialogar, compartilhar, aprender e conviver. Interações (Campo Grande), 18(2), 13–20. https://doi.org/10.20435/inter.v18i2.1502