Vivendo e aprendendo: é preciso saber viver...

Autores/as

  • Luciano Ferraz Servantes

Palabras clave:

aprendizagem atividade envelhecimento

Resumen

Este artigo apresenta algumas reflexões referentes ao processo de ensino-aprendizagem que ocorre na meia idade e terceira idade, enfatizando a importânciada articulação da experiência do aluno da terceira idade e seu processo de envelhecimento ao processo de aprendizagem, o qual é, na verdade, contemplado por determinados diferenciais tais como a vivência, a experiência de vida e a identidade construída pelo aluno que busca na aprendizagem a oportunidadede continuar a sua “formação humana” enquanto ser social. Logo, a aprendizagemna terceira idade pode ser entendida e caracterizada por uma atividade humana por meio da qual se resgata o indivíduo da margem social e o reintegra como educando participativo e significativo no contexto do ensino. Por sua vez, este ensino é direcionado a o que esse educando deseja no sentido de compreender a si mesmo e o processo de seu envelhecimento, melhorando assim as condições do processo, bem como, fortalecendo a sua identidade enquanto ser ativo, produtivo e relacional. É nesse sentido que este estudos e posiciona, descrevendo, além dessas reflexões, os objetivos que norteiam essaa prendizagem como atividade humana.

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Publicado

2016-03-23

Cómo citar

Servantes, L. F. (2016). Vivendo e aprendendo: é preciso saber viver. Multitemas, (32). Recuperado a partir de https://interacoes.ucdb.br/multitemas/article/view/711

Número

Sección

Artigos