Formación profesional para el servicio a la comunidad sorda: un estudio de formación básica en LIBRAS en Juazeiro, BA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v28i68.3909

Palabras clave:

LIBRAS, mercado de trabajo, persona sorda

Resumen

Este trabajo busca analizar los impactos de la formación en Lengua Brasileña de Señas (LIBRAS) para la inserción en el mercado laboral de alumnos de una escuela para personas con discapacidad en Juazeiro, BA. La metodología es cualitativa, basada en un estudio de caso, con recolección de datos realizada a través de observación participante y entrevistas con guión semiestructurado − con directivos, docentes y estudiantes. Entre los resultados se destacan los siguientes: (1) que a pesar de los avances en legislación e incentivos a la formación, la inclusión de personas con discapacidad en el mercado aún es tímida; (2) la formación inicial en LIBRAS es bien aceptada y reconocida como diferencial; y (3) la ciudadanía plena de los sordos sólo será posible cuando el mercado también sea receptivo. Por todo ello, es posible concluir que la formación en LIBRAS favorece la aceptación de las personas con discapacidad y acerca el mercado laboral a las personas sordas.

Biografía del autor/a

Fabiana Pionório Tôrres, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Especialista em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela UNIVASF. Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa e graduada em Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas pela Faculdade Sete de Setembro (FASETE). Professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino, Juazeiro, Bahia.

Flaviane Maria Florêncio Monteiro Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutorado em Ciência Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Mestrado profissional na área de Extensão Rural pela Universidade Federal do Vale de São Francisco (UNIVASF). Mestrado em Ciências Biológicas, com área de concentração em Fisiologia, pela UFRPE. Graduação em Medicina Veterinária pela UFRPE. Professora adjunta do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal da UFRPE.

Pedro Pereira Tenório, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Patologia da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com visita técnica ao Institut National de la Sante et de la Recherche Medicale (INSERM) da Universidade de Paris, na França. Doutor em Biologia Aplicada à Saúde (LIKA) pela UFPE, na área de Patologia. Mestre em Patologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduado em Biomedicina pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES-UNITA). Professor adjunto III de Patologia da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), lotado no Colegiado de Medicina de Paulo Afonso. Professor e orientador permanente do programa de Pós-Graduação stricto sensu (Mestrado) em extensão rural (PPGExR) na UNIVASF.

Ednaldo Ferreira Tôrres, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutorando em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade Federal do Paraná e Universidade do Estado da Bahia (UNIVASF/UFRP/UNEB). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professor de Ensino de Sociologia, atuando na graduação em Ciências Sociais e no Mestrado Profissional em Sociologia da UNIVASF.

Citas

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Publicado

2023-05-16

Cómo citar

Tôrres, F. P., Silva, F. M. F. M., Tenório, P. P. ., & Tôrres, E. F. (2023). Formación profesional para el servicio a la comunidad sorda: un estudio de formación básica en LIBRAS en Juazeiro, BA. Multitemas, 28(68), 111–126. https://doi.org/10.20435/multi.v28i68.3909