Ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como segunda língua para falantes da Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i46.177Palabras clave:
ensino de língua. segunda língua (L2)LIBRAS. metodologia.Resumen
Esse artigo nos convida a refletir sobre o ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras para a comunicação entre a pessoa surda e a falante da Língua Portuguesa. Visa à verdadeira inclusão do sujeito surdo em todas as áreas da sociedade. Expõe metodologias de ensino de línguas e foca-se no método Comunicativo. Abrange as ideias de Gesser e Almeida Filho. Remetem-se as reflexões de Maturana e Varela, bem como de Chauí. Estimula a phronesis entre o ensinar e o aprender. Motiva o ensino de uma segunda língua de forma a efetivar a comunicação entre as pessoas. Protagoniza a dialogicidade entre as pessoas e a múltiplas aprendizagens. Traz orientações sobre o ensino de Libras estabelecendo vínculos com a experiência de vida. Percorre caminhos formativos, da instrução a pedagogização do ensino, capaz de transformar o ensinante em aprendente e o aprendente em ensinante. Essa pesquisa mostra-se importante, uma vez que os cursos de uma segunda língua efetivem a busca por novos conhecimentos capazes de aproximar os homens (os seres humanos).
Citas
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas, SP: Pontes, 1993.
BRASIL. Lei n. 10.436 de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e dá outras providências.. Brasília, D.
______. Decreto n. 5.626 de 2005. Regulamenta a Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, e o art.18 da Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000.. Brasília, DF.
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 12. ed. São Paulo: Ática, 2002.
______. Metodologia de ensino em LIBRAS como L2. Florianópolis, SC: UFSC, 2010.
MATURANA, R. H.; VARELA, F. J. El arbol del conocimiento. Santiago, Chile: Universitária, 1999.
______. Emociones y linguaje. Santiago, Chile: Hachette, 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.