Relato da experiência de implantação de um grupo de apoio aos familiares de pacientes esquizofrênicos: estudo preliminar
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i22.909Keywords:
Esquizofrenia, família, grupo.Abstract
Este documento é um estudo preliminar extraído do relato da experiênciado acompanhamento de um grupo de apoio para familiares de pacientes esquizofrênicos. Mostra o comportamento de familiares, suas ansiedades, dúvidas e o próprio desconhecimento sobre o transtorno. Identifica a visão desta, antes da participação no grupo, percebendo o paciente como um sofrimento. Após a admissão e participação nas reuniões, parecem melhor compreender a doença e o paciente, despertando a capacidade de assimilar conhecimentos sobre a doença e estimulando o afeto para com o doente. O grupo de apoio ajuda a família a exercer o papel de agente facilitador no processo da reabilitação psicossocial do paciente. Desta forma minimiza os efeitos negativos que provocam a cronicidade do transtorno e a promoção de uma melhor qualidade de vida para ambos, família e paciente.References
BOTEGA, J. N. Serviços de saúde mental no hospital geral. São Paulo : Papirus, 1995.
CAPLAN, G. Princípios de psiquiatria preventiva. São Paulo : Zahar, 1980.
CERQUEIRA, L. Psiquiatria social. São Paulo : Atheneu,1989.
CHAMONE, J. R . Esse companheiro. Belo Horizonte : GEST.TO, 1997.
FERNANDES, M. I. A. (org.). Fim de século: ainda manicômios? São Paulo : IPUSP, 1999.
LOUSÃ NETO, M. R. Convivendo com a esquizofrenia: um guia para pacientes e familiares. São Paulo : Lemos Editorial, 1995.
SHIRAKAWA, I.; CHAVES, A. C.; MARI, J. O desafio da esquizofrenia. São Paulo : Lemos Editorial, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.