Educação ambiental através de trilhas interpretativas na reserva natural da Universidade Católica Dom Bosco

Authors

  • Carolina de Almeida Serra Cordeiro
  • Fernanda Guimarães Meilsmidth
  • Silmária Tobias da Silva
  • Milton A. Pasquotto Mariani

Keywords:

Reserva natural, Metodologia, Ecoturismo, Educação ambiental, Trilhas interpretativas.

Abstract

Por educação ambiental entende-se as atividades que objetivam a conscientização ambiental e a responsabilidade social de cada um em relação à natureza. Pode se caracterizar como uma atividade formal, através de uma disciplina específica,ou informal, com uma visão interdisciplinar. Os meios para tal atividade podem ser palestras, visitas, teatro de fantoches, museu temático, vídeos, trilhas interpretativas, entre outros. O objetivo da pesquisa foi o de analisar a viabilidade da implantação da educação ambiental através de trilhas interpretativas na reserva natural existente no campus da Universidade Católica Dom Bosco. Para se atingir este objetivo foram realizadas pesquisas bibliográficas, aplicados questionários quantitativos com os acadêmicos da própria universidade dos cursos de Turismo, Biologia, Geografia e Engenharia Sanitária e Ambiental, bem como com os moradores dos bairros do entorno. Foram também realizadas entrevistas semi-estruturadas com o Reitor e os Pró-Reitores da Universidade Católica Dom Bosco e visitas ao local. No decorrer deste trabalho foi enfatizada a importância do turismo sustentável e do ecoturismo para a comunidade receptora. No instante em que a atividade de educação ambiental for realizada de maneira organizada e consciente, a área em questão poderá se tornar também uma opção de lazer para os visitantes que vêm de fora.

References

BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. 5. ed. São Paulo: Editora SENAC/São Paulo, 2001

CRESPO, Samyra. Origens e evolução. in: Senac e Educação ambiental. Janeiro/ abril 1999, v.8 n. 1. Rio de Janeiro: SENAC, 1999

Curso de planejamento, administração e manejo de áreas naturais protegidas. Campo Grande: FEMAP/ MS, 2000

DENCKER,Ada de Freitas. Métodos e técnicas de pesquisa em Turismo. São Paulo: Futura, 1998.

GOIDANICH, Karin Leyser. Turismo ecológico. 2. ed. Porto Alegre: SEBRAE/RS, 2000. Série Desenvolvendo o Turismo vol.2

LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Mariana de Andrade. Metodologia científica. Editora Atlas, 1989

LE BOURLEGAT, Cleonice A. Caracterização preliminar da área do campus da universidade Católica Dom Bosco. Dissertação. Campo Grande: 1996

MERGULHÃO, Maria Carmélia e VASAKI, Beatriz Nascimento G. Educando para a conservação da natureza: sugestões de atividades em educação ambiental. São Paulo: Hucitec, 1998

NASCIMENTO, Eva Pereira. Ética e crise ambiental. in: www.gepedea.hpg.com.br

NEIMAN, Zysman. Ecoturismo e educação ambiental: caminhos para uma nova consciência da comunidade universitária. in: Caderno UniABC de Turismo. Ano II n. 4. Santo André: Editora UniABC, fev/ 2000

PADUA, Suzana Machado e TABANEZ, Marlene Francisca (org.). Educação ambiental, caminhos trilhados no Brasil. Brasília: IPE, 1997

PAGANI, et.al. As trilhas interpretativas da natureza e o ecoturismo. in: LEMOS, Amalia Ines G de (org). Turismo- impactos socioambientais. São Paulo: Hucitec, 1996

PELLEGRINI FILHO, Américo. Ecologia, cultura e turismo. 2º ed. Campinas: Papirus, 1993. Coleção Turismo

PINTO, Maria Novaes e VIOLA, Eduardo José. Experiências de educação ambiental. in: Desenvolvimento e educação ambiental. Brasília: INEP, 1992. Séria Encontros e Desencontros

RUSCHMANN, Doris Van de Mene. Turismo e planejamento sustentável: a proteção do meio ambiente. São Paulo: Editora Papirus, 1997. Coleção Turismo

SWARBROOKE, Johm. Turismo cultural, ecoturismo e ética. São Paulo: Aleph, 2000. Coleção Turismo Sustentável vol.4

Published

2016-05-10

How to Cite

Serra Cordeiro, C. de A., Meilsmidth, F. G., da Silva, S. T., & Pasquotto Mariani, M. A. (2016). Educação ambiental através de trilhas interpretativas na reserva natural da Universidade Católica Dom Bosco. Multitemas, (29). Retrieved from https://interacoes.ucdb.br/multitemas/article/view/788

Issue

Section

Artigos