Exame sobre a gestão em instituição de ensino técnico profissional durante a pandemia de covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v30i74.4570

Palavras-chave:

gestão escolar, formação técnica, execução de projetos

Resumo

Empregando pesquisa com gestores e gestoras de instituição de ensino técnico profissional durante a pandemia de covid-19, a investigação discorre sobre os resultados obtidos a partir das respostas sobre posicionamento, dificuldades, comunicação e concretização de projetos durante o isolamento físico. O objetivo principal se pauta em analisar a gestão de instituição de ensino técnico profissional durante os anos de 2020 e 2021, anos em que, motivada pela pandemia de covid-19, encontrava-se em isolação. Realizou-se a pesquisa por meio de questionário tipo Likert, direcionado aos gestores e às gestoras atuantes na instituição no período. Os arranjos estatísticos da análise das respostas se estabeleceram em tabelas e gráficos para melhor visualização, discussão e considerações. Apresentam-se as considerações finais em forma de reflexões, após as discussões comparativas dos resultados obtidos.

Biografia do Autor

Carlos Vital Giordano, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Pós-doutorado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis, Controladoria e Finanças da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e do Centro Universitário Belas Artes.

Celi Langhi, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutorado e Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Caetano do Sul. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Anna Beatriz Cautela Tvrzská de Gouvea , Centro Universitário Belas Artes

Doutorado em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Mestrado em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). MBA Executivo Internacional em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Especialização em Marketing pela Universidade Paulista (UNIP). Graduação em Tradutor e Intérprete – Português/Inglês pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humana, em Secretariado Executivo Bilingue pela UNIP e em Administração de Empresas pela Faculdade Ibes Sociesc. Professora e coordenadora no Centro Universitário Belas Artes. 

Kelly Regina Zambrano Lavezzo, Centro Paula Souza (CEETEPS)

Mestranda em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Estadual de Educação Profissional Paula Souza. Graduação em Eletrônica pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo e em Análise de Sistemas pela UNIP. Professora de ensino técnico na Etec Mairiporã.

Referências

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Publicado

2025-03-07

Como Citar

Giordano, C. V., Langhi, C. ., Gouvea , A. B. C. T. de ., & Lavezzo, K. R. Z. . (2025). Exame sobre a gestão em instituição de ensino técnico profissional durante a pandemia de covid-19. Multitemas, 30(74), 173–188. https://doi.org/10.20435/multi.v30i74.4570