A pesquisa da sustentabilidade ambiental nos Planos de Iniciação Científica de uma IES pública
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v29i71.4276Palavras-chave:
Ensino Superior, Iniciação Científica, sustentabilidade ambientalResumo
As pesquisas desenvolvidas na Iniciação Científica (IC) impulsionam investigar soluções para impasses em diversas áreas do conhecimento e, entre estas áreas, a sustentabilidade ambiental, que tem sido extensamente debatida nos últimos anos. Assim, tem-se como objetivo geral analisar o histórico dos Planos de Iniciação Científica, em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública, na pesquisa em Sustentabilidade Ambiental, entre 2006 e 2021. Seguiu-se um protocolo de análise e seleção nos títulos dos planos de IC, cadastrados na base de dados da Divisão de Iniciação Científica. A análise dos dados, com o uso predominante da estatística descritiva, identificou 4.374 planos, sendo que apenas 400 planos abordavam a sustentabilidade ambiental, ou seja, 9,14%. A maioria pertence às áreas de Engenharias, Biológicas e Agrárias (50,76%), com abordagem em diversos eixos temáticos, sendo resíduos (20,91%) o que mais se destacou nas pesquisas. Entre as modalidades, destaca-se o PIBIC (54,75%), que contempla bolsa fornecida pelo CNPq e pela IES.
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