A pesquisa da sustentabilidade ambiental nos Planos de Iniciação Científica de uma IES pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v29i71.4276

Palavras-chave:

Ensino Superior, Iniciação Científica, sustentabilidade ambiental

Resumo

As pesquisas desenvolvidas na Iniciação Científica (IC) impulsionam investigar soluções para impasses em diversas áreas do conhecimento e, entre estas áreas, a sustentabilidade ambiental, que tem sido extensamente debatida nos últimos anos. Assim, tem-se como objetivo geral analisar o histórico dos Planos de Iniciação Científica, em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública, na pesquisa em Sustentabilidade Ambiental, entre 2006 e 2021. Seguiu-se um protocolo de análise e seleção nos títulos dos planos de IC, cadastrados na base de dados da Divisão de Iniciação Científica. A análise dos dados, com o uso predominante da estatística descritiva, identificou 4.374 planos, sendo que apenas 400 planos abordavam a sustentabilidade ambiental, ou seja, 9,14%. A maioria pertence às áreas de Engenharias, Biológicas e Agrárias (50,76%), com abordagem em diversos eixos temáticos, sendo resíduos (20,91%) o que mais se destacou nas pesquisas. Entre as modalidades, destaca-se o PIBIC (54,75%), que contempla bolsa fornecida pelo CNPq e pela IES.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Farias de Souza Nogueira, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutoranda no Programa de Doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Especialista em Contabilidade Gerencial e em Gestão Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduada em Ciências Contábeis pela UFMS. Docente da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), lotada na Faculdade de Administração, Contábeis e Economia (FACE).

Josivan Aquino de Matos, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN). Graduação em Administração pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto. Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Tem experiência na área de Operações e Processos da Produção, com ênfase em gestão da produção, gestão de processos, segurança do trabalho, engenharia da qualidade, ergonomia. Pesquisadas realizadas em melhoria contínua aplicada no setor público.

Vera Luci de Almeida, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC. Graduação em Administração pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Professor associado da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Tem experiência na área de Administração, atuando, principalmente, em administração pública, gestão empresarial e gestão ambiental.

Referências

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Publicado

2024-05-13

Como Citar

Nogueira, M. A. F. de S., Matos, J. A. de, & Almeida, V. L. de. (2024). A pesquisa da sustentabilidade ambiental nos Planos de Iniciação Científica de uma IES pública. Multitemas, 29(71), 3–27. https://doi.org/10.20435/multi.v29i71.4276