O design e a unidade gráfica da marca do Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v28i68.3828Palavras-chave:
branding, identidade visual, marca, futebol, Campeonato BrasileiroResumo
O Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino é uma competição anual que envolve as 20 melhores equipes do Brasil e, no ano de 2021, foi transmitido por 5 diferentes plataformas, sendo que cada emissora possuía a sua maneira de ilustrar as informações das partidas por meio de seu pacote gráfico. Nesse sentido, a presente pesquisa tem o objetivo, por intermédio de um levantamento qualitativo, de analisar as respostas de consumidores da competição de futebol mais popular do país, acerca da capacidade de identificação do campeonato por meio de seus elementos gráficos aplicados em transmissões ao vivo, seja pela televisão, seja por plataformas de streaming. Com o resultado obtido, fundamentou-se a necessidade da criação de um manual de identidade visual, trazendo, assim, uma assertividade nas aplicações da marca, em seus elementos de apoio, em qualquer transmissão que envolva o seu conteúdo, fidelizando o consumidor à marca do torneio, criando, assim, uma proximidade entre ela e o torcedor.
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