Marketing ambiental no Brasil: um estudo do estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v25i61.2938

Palavras-chave:

Equilíbrio Sustentável, Marketing Verde, Consumidor

Resumo

O presente artigo é o resultado de uma pesquisa que aborda o estado do conhecimento das estratégias de marketing ambiental. Estudos foram realizados com o objetivo de fazer um panorama das pesquisas empíricas já realizadas, publicadas a partir do Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), selecionando-se os trabalhos mais relevantes sobre o tema em questão. Os dados obtidos possibilitaram compreender como o marketing ambiental foi capaz de agregar valor às marcas, assim como apresentar algumas características dos consumidores e os métodos de conduta das empresas para que se tornem de fato “verdes”. Essas estratégias foram identificadas para elevar o valor social e a rentabilidade dos produtos, por meio do marketing, de forma a equilibrar as necessidades da sociedade e a preservação do meio ambiente, contribuindo, assim, para que as ações empresariais alcancem o retorno esperado com o uso dessas estratégias.  

Biografia do Autor

Carlos Alberto Menezes, Universidade Brasil

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil / Especialista em Marketing (ênfase em Marketing de Vendas) pela Faap – Fundação Armando Alvarez Penteado / Bacharel em Administração de Empresas pela UNIABC – Universidade do Grande ABC / Técnico Contábil pela E.E. S.G Amaral Vagner. Professor Titular da FAMA – Universidade de Mauá SP - Brasil.

Evandro Roberto Tagliaferro, Universidade Brasil

Doutor em Administração Empresarial e Comercio Internacional (ênfase em Meio ambiente, Economia, Desenvolvimento humano e Sustentabilidade) pela Universidade de Extremadura / Badajoz - Espanha, Suficiente Investigador em Administração de Empresas e Comércio Internacional pela Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales / Badajoz - Espanha, Especialista em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Faculdade Cândido Mendes / Rio de Janeiro - Brasil, Engenheiro Civil pela Faculdade de Engenharia de São José do Rio Preto / São Paulo - Brasil, Professor titular e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Brasil.

João Alberto Campato Jr., Universidade Brasil

Pós-Doutorados pela Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutor e Mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Especialista em Educação. Bacharel em Letras/Tradutor. Professor Titular do Programa de Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade Brasil - Fernandópolis, São Paulo - Brasil.

Roberto Andreani Junior, Universidade Brasil

Doutor em Produção Vegetal pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de Taubaté (UNITAU), Professor Titular do Programa de Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade Brasil - Fernandópolis, São Paulo - Brasil.

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Publicado

2021-03-30

Como Citar

Menezes, C. A., Tagliaferro, E. R., Campato Jr., J. A., & Junior, R. A. (2021). Marketing ambiental no Brasil: um estudo do estado da arte. Multitemas, 25(61), 223–250. https://doi.org/10.20435/multi.v25i61.2938