Ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como segunda língua para falantes da Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i46.177Palavras-chave:
ensino de língua. segunda língua (L2)LIBRAS. metodologia.Resumo
Esse artigo nos convida a refletir sobre o ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras para a comunicação entre a pessoa surda e a falante da Língua Portuguesa. Visa à verdadeira inclusão do sujeito surdo em todas as áreas da sociedade. Expõe metodologias de ensino de línguas e foca-se no método Comunicativo. Abrange as ideias de Gesser e Almeida Filho. Remetem-se as reflexões de Maturana e Varela, bem como de Chauí. Estimula a phronesis entre o ensinar e o aprender. Motiva o ensino de uma segunda língua de forma a efetivar a comunicação entre as pessoas. Protagoniza a dialogicidade entre as pessoas e a múltiplas aprendizagens. Traz orientações sobre o ensino de Libras estabelecendo vínculos com a experiência de vida. Percorre caminhos formativos, da instrução a pedagogização do ensino, capaz de transformar o ensinante em aprendente e o aprendente em ensinante. Essa pesquisa mostra-se importante, uma vez que os cursos de uma segunda língua efetivem a busca por novos conhecimentos capazes de aproximar os homens (os seres humanos).
Referências
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