Bilingüismo e educação bilíngüe Kaiowá/Guarani, l1 - português, l2 na reserva indígena de Caarapó/MS
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i12.1245Resumo
_
Referências
ALMEIDA FILHO, José Carlos P. de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas : Pontes, 1993.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia de linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.
BISOL, Leda e outros. Interferência de uma segunda língua na aprendizagem da escrita. Porto Alegre : PUC-RS, 1975.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & lingüística. São Paulo: Scipione, 1990.
CAMARA JR., J. Mattoso. Introdução às línguas indígenas brasileiras. Rio de Janeiro : Livro Técnico, 1988.
DUBOIS, Jean e outros. Dicionário de lingüística. São Paulo : Cultrix, 1973.
FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 1996.
GENERRE, Maurizzio. Linguagem escrita e poder. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
GUASCHI, P. Antonio. El Idioma Guarani - Gramática y Antologia de Prosa y Verso. Asunción-Paraguay : Casa América – Moreno Hermanos, 1959.
_____. Diccionario Castellano-Guarani y Guarani-Castellano. Centro de Estúdios Paraguayos “Antonio Guasch” (CEPAG). Assuncion-Paraguai : Litocolor, 1996.
GUDSCHINSKY, Sarah C. Some relational post-positinals of Guarani. Dourados-MS : Summer Insitute of Linguistcs, [s.d.].
HALLIDAY, M. A K. e outros. As ciências lingüísticas e o ensino de línguas. Petrópolis : Vozes, 1974.
JAKOBSON, Roman. Lingüística e comunicação. São Paulo : Cultrix, 1972.
JOSÉ FILHO, Antonio. Variação lingüística: texto falado e escrito. In: Multitemas, Campo Grande : UCDB, n. 1, p. 18-44, 1996.
_____. O repertório verbal dos manuais de ensino para o meio rural. São Paulo, 1984. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais.
LOPEZ, Luiz Henrique. In. SEKY, Lucy. Lingüística indígena e educação na América Latina. Campinas : Unicamp, 1993.
MAHER, Terezinha de Jesus Machado. Ser professor sendo índio: questões de língua e identidade. Campinas, 1996. Tese (Doutorado) - UNICAMP.
MEC. Políticas Lingüísticas y Educación Bilíngüe. Asunción-Paraguai : Comición Nacional de Bilingüismo, 1997.
MELIÁ, Bartolomeu. Bilingüismo. In: 10º Cole. Campinas : Unicamp, 1995.
_____. Educação indígena e alfabetização. São Paulo : Loyola, 1979.
MCLAREN, Peter. Rituais na escola. Petrópolis : Vozes, 1992.
MORI, Angel Corbera. In. SEKY, Lucy (Org.). Aspectos sociolinguísticos dos sistemas ortográfi cos das línguas amazônicas do Peru. Campinas : UNICAMP, 1997.
MORI, Angel Corbera. Aspectos técnicos e políticos na definição de ortografias de línguas indígenas. In: 10º Cole. Campinas: Unicamp, 1995.
ORVALÁN, Grazziela. El bilingüismo en América Latina. Asunción- Paraguay : Centro Paraguayo de Estúdios Sociólogicos (CPES), 1977.
PAIS, Cidmar Teodoro. Ensaios semióticos. Petrópolis : Vozes, 1977.
PERALTA, Anselmo Jover. Dicionario Guarani - Español y Español Guarani. Buenos Aires : Tupã, 1950.
STEPHANY, Ursula Klara Johanna. Tópicos psicolingüísticos e sociolingüísticos na aquisição e ensino de línguas estrangeiras.
Rev. de Letras, Fortaleza : Universidade Federal do Ceará, n. 1, v. 18, jan./jun. 1996.
TIBIRIÇÁ, Luiz Caldas. Dicionário Guarani-Português. São Paulo: Traço, 1988.
VAL, Maria da Graça Costa. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.