Qual a função da escola indígena diferenciada na construção do futuro do povo Kaiowá/Guarani?

Autores

  • José Manfroi

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v0i12.1244

Resumo

_

Referências

AZEVEDO, Marta Maria. Autonomia da escola indígena e projeto de sociedade. In: MEC/Mari/Unesco. Viagem ao mundo indígena. São Paulo : Berlendis e Vertechia, 1997. (Coleção Pawana, v. 1).

BRAND, Antônio. O confinamento e seu impacto sobre os Pã/Kaiowa. Porto Alegre, 1993. Dissertação (Mestrado em História) – Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul.

BRASIL, Ministério de Educação e Cultura. Lei n. 9.394 (Lei Darcy Ribeiro), de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação para todo o território nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 20 dez. 1996.

CALDART, Roseli Salete. Sobre a função social da escola. In: Revista Contexto & Educação, Ijuí : Livraria Unijuí, n. 10, 1988.

CAPACLA, Marta Valéria. O debate sobre a educação indígena no Brasil (1975-1995). MEC/Mari, v. 1, 1995.

CONSTITUIÇÃO da República Federativa do Brasil. São Paulo: Saraiva, 1997.

DANGELES, Wilmar; VEIGA, Juracilda (Orgs.). Leitura e escrita em escolas indígenas. São Paulo : Mercado de Letras, 1997.

GANDIN, Danilo. Escola e cultura: uma forma de ver a questão e algumas propostas. In: Revista Contexto & Educação, Ijuí : Livraria Unijuí, n. 5, 1987.

GRUPIONI, Luiz Donizete; SILVA, Aracy Lopes da (Orgs.). A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília : MEC/Mari/Unesco, 1995.

_____. Viagem ao mundo indígena. São Paulo : Berlendis e Vertechia, 1997. (Coleção Pawana, v. 1).

MCLUHAN, T. C. Pés nus sobre a terra sagrada. 3. ed. Porto Alegre: L&PM, 1996. (Coleção Descobertas).

MELIÁ, Bartomeu. Educação indígena e alfabetização. São Paulo: Loyola, 1979.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social. Petrópolis: Vozes, 1996.

MONTE, Nietta Lindenberg. Escolas na fl oresta - entre o passado oral e o presente letrado. Rio de Janeiro : Multiletra, 1996.

PAULA, Eunice et alii. História dos povos indígenas - 500 anos de luta no Brasil. Petrópolis : Vozes/Cimi, 1987.

RODRIGUES, Neidson. Função da escola de 1º Grau numa sociedade democrática. In: Revista ANDE, São Paulo, n. 8, 1984.

ROSSATO, Veronice. A luta pela educação escolar diferenciada entre os Guarani/Kaiowá do MS. Comunicação apresentada no 1º Encontro de Pesquisadores sobre Populações Indígenas do Centro-Oeste, Campo Grande : UCDB, set. 1996.

SILVA, Rosa Helena Dias da. Escola indígena: um caso particular de escola? In: D’ANGELIS, Wilmar; VEIGA, Juracilda (Orgs.). Leitura e escrita em escolas indígenas. São Paulo : Mercado de Letras, 1996. p. 170.

Downloads

Publicado

2016-07-19

Como Citar

Manfroi, J. (2016). Qual a função da escola indígena diferenciada na construção do futuro do povo Kaiowá/Guarani?. Multitemas, (12). https://doi.org/10.20435/multi.v0i12.1244

Edição

Seção

Artigos