A luta pela educação escolar diferenciada entre os Kaiowá/Guarani de Mato Grosso do Sul

Autores

  • Veronice Lovato Rossato

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v0i12.1243

Resumo

_

Referências

FERREIRA, Mariana Kawall Leal. Da origem dos homens à conquista da escrita: um estudo sobre povos indígenas e educação escolar no Brasil. São Paulo, 1992. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade de São Paulo.

MATO GROSSO DO SUL. Conselho Estadual de Educação, Deliberação n. 4324/95. Diário Ofi cial do Estado, Campo Grande, n. 4127, p. 3, 26 set. 1995.

_____. Conselho Estadual de Educação, Parecer n. 167/95. Diário Oficial do Estado, Campo Grande, n. 4081, p. 7, 20 jul. 1995.

_____. Secretaria de Educação. Diretrizes Gerais/Educação Escolar Indígena. Campo Grande : SED/MS, 1992. (Cadernos Políticas Educacionais, vol. 2).

MEC. Diretrizes para a Política Nacional de Educação Escolar Indígena Brasília. (Cadernos educação básica, série institucional, 2).

Documentos indígenas:

I ENCONTRO de Professores e Lideranças Guarani e Kaiowá sobre Educação Escolar Indígena - Vila São Pedro. Dourados, junho de 1991 (Documento fi nal).

II ENCONTRO de Professores e Lideranças Guarani e Kaiowá sobre Educação Escolar Indígena - Aldeia Limão Verde. Amambai, novembro de 1991 (Documento final).

III ENCONTRO de Professores, Lideranças e Caciques Guarani (Pãi Tavyterã e Ñandeva) sobre Educação Escolar Indígena – Vila São Pedro, setembro de 1992 (Documento final).

PROPOSTA de Regimento Escolar das Escolas Kaiowá/Guarani. (Última versão elaborada a partir da última discussão feita durante o 6º Encontro de Professores e Lideranças Guarani e Kaiowá). Movimento dos Professores Guarani e Kaiowá do MS, 1995.

RELATÓRIO ao Secretário de Educação do Estado, Aleixo Paraguassu (anexo de documento elaborado na Aty Guasu). Caarapó, março de 1995.

Downloads

Publicado

2016-07-19

Como Citar

Rossato, V. L. (2016). A luta pela educação escolar diferenciada entre os Kaiowá/Guarani de Mato Grosso do Sul. Multitemas, (12). https://doi.org/10.20435/multi.v0i12.1243

Edição

Seção

Artigos