Identidade territorial e visibilidade midiática: o artesanato no Caderno Quarta Colônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v20i3.2059

Palavras-chave:

Artesanato, Identidade territorial, Visibilidade midiática, Caderno Quarta Colônia

Resumo

Ancorada nas interações entre local e global, a projeção identitária passa a ser estratégica na busca de oportunidades em nome do desenvolvimento. O Caderno Quarta Colônia foi parte de uma estratégia de visibilidade midiática que visava promover uma imagem identitária territorial, porém, embora presente nas narrativas históricas da italianidade recorrentes no território, a visibilidade dada ao artesanato foi menos intensa do que a outros ativos, indiciando o caráter seletivo dos processos de projeção identitária tecidos em nome do desenvolvimento dos territórios.

Biografia do Autor

Carolina Iuva de Mello, Universidade Federal de Santa Maria

Professora adjunta do Departamento de Desenho Industrial da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Extensão Rural; Mestre em Engenharia de Produção; Graduada em Design.

José Marcos Froehlich, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Associado do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural; Pós-Doutor em Antropologia Social; Doutor em Ciências Sociais; Mestre em Sociologia.

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Publicado

2019-09-23

Como Citar

Mello, C. I. de, & Froehlich, J. M. (2019). Identidade territorial e visibilidade midiática: o artesanato no Caderno Quarta Colônia. Interações (Campo Grande), 20(3), 769–784. https://doi.org/10.20435/inter.v20i3.2059