Educação e sociedade: o papel das Políticas de Ensino Médio na formação de estudantes em escola pública da Amazônia Paraense
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v19i2.1668Palabras clave:
política educacional, formação, estudante, Amazônia.Resumen
A pesquisa objetivou o estudo das políticas educativas do Ensino Médio no Estado do Pará e seu papel na formação de estudantes em uma escola pública da Amazônia Paraense, no Município de Abaetetuba, no período de 2007 a 2012. O universo da pesquisa é de uma escola que recebe alunos dos bairros periféricos da cidade e provenientes do campo: estradas e ilhas. Foi constatado o reflexo negativo da política educacional na formação traduzida pela fragilidade dos conteúdos ministrados, em especial para a continuidade dos estudos.
Citas
APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. Tradução de Venícius Figueira. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2006.
ARROYO, Miguel G. Currículo: território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
BRASIL. Plano de Desenvolvimento da Educação. Brasília: MEC, 2007.
BRASIL. Decreto Nº 2.208, de 17 de Abril de 1997, Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] Republica Federativa do Brasil, Brasília, DF, Seção 1 - 18/4/1997, Página 7760.
BRASIL. Decreto Nº 5.154/2004, de 23 de julho de 2004, Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial [da] Republica Federativa do Brasil, Brasília, DF, Seção 1 - 26/7/2004, Página 18.
BRASIL. Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. (Gt Interministerial Instituído pela Portaria Nº. 1189 de 05 de dezembro de 2007 e a Portaria Nº. 386 de 25 de Março de 2008). Reestruturação e Expansão do Ensino Médio do Brasil (Versão preliminar)Brasília, 2008a. 28p.
CASTRO, E.M;R. Urbanização, pluralidade e singularidades das cidades amazônicas.. In: Edna Maria Ramos de Castro. (Org.). Cidades da Floresta. 1ed.São Paulo: Annablume, 2009, v. 1, p. 13-39.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 10. ed. Campinas, SP: Cortez, 2009. (Biblioteca da Educação. Série 1. Escola; v. 16);
COUTINHO, Cláudio N. A Hegemonia da pequena política. In: OLIVEIRA, Francisco de; BRAGA, Ruy; RIZEK, Cibele (Org.). Hegemonia às avessas: economia, política e cultura na era da servidão financeira. São Paulo: Boitempo, 2010.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo. São Paulo: Cortez, 1995.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A gênese do Decreto nº 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
MELO, Savana Diniz G. Politicas para o Ensino Médio e a Educação Profissional: implicações sobre o trabalho docente na Argentina e Brasil. In: OLIVEIRA, Dalila; DUARTE, Adriana (Org.). Politicas Públicas e Educação: regulação e conhecimento. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011.
OLIVEIRA, Francisco de. Hegemonia às avessas. In: OLIVEIRA, Francisco de; BRAGA, Ruy; RIZEK, Cibele (Org.). Hegemonia às avessas: economia, política e cultura na era da servidão financeira. São Paulo: Boitempo, 2010.
PARÁ (Estado). Plano Plurianual – 2008-2011. Belém, 2008.
POCHMANN, Marcio. Desenvolvimento e perspectivas novas para o Brasil. São Paulo: Cortez, 2010.
RAMOS, Marize. A educação tecnológica como política de Estado. In: OLIVEIRA, Ramon (Org.). Jovens, Ensino Médio e Educação Profissional: políticas públicas em debate. Campinas, SP: Papirus, 2012.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.