Diretrizes para a fase de projetos de edificações públicas sob o foco da sustentabilidade ambiental: Estudo de caso de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) de acordo com o sistema de certificação LEED

Autores

  • Roberto Caldeira da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Ludmila De Souza Freitas Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.20435/1984-042X-2016-v.17-n.4(17)

Palavras-chave:

sustentabilidade ambiental, edificações públicas, certificação LEED.

Resumo

O objetivo deste artigo é propor melhorias para a fase de projetos de edificações públicas, sob o enfoque do sistema de certificação LEED. A estratégia adotada para a pesquisa foi o estudo de caso de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), localizada na cidade de Curitiba-PR. O estudo revelou que a edificação não atende a maioria dos itens das categorias previstas no checklist. No entanto, com as diretrizes recomendadas, refez-se a avaliação, conseguindo obter um escore tal que possibilitaria enquadrar a edificação como certificada.

Biografia do Autor

Roberto Caldeira da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engenheiro Civil (UFPR), Especialista em Gerenciamento de obras (UTFPR), Mestre em Engenharia de Construção Civil (UFPR), lotado na Diretoria de Projetos e Obras da UTFPR.

Ludmila De Souza Freitas, Universidade Federal do Paraná

Arquiteta e Urbanista (UFMS), Especialista em Design de Interiores (Uniderp), Mestranda em Design (UFPR), lotada no Departamento de Projetos Civis da UTFPR.

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Publicado

2016-12-18

Como Citar

Silva, R. C. da, & Freitas, L. D. S. (2016). Diretrizes para a fase de projetos de edificações públicas sob o foco da sustentabilidade ambiental: Estudo de caso de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) de acordo com o sistema de certificação LEED. Interações (Campo Grande), 17(4). https://doi.org/10.20435/1984-042X-2016-v.17-n.4(17)