Efeitos do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel no território camponês em assentamento rural
DOI:
https://doi.org/10.20435/1518-70122016102Keywords:
Política Pública. Território. Assentamentos Rurais.Abstract
Analisou-se a autonomia das famílias assentadas parceiras no Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB). Considerou-se que os espaços de realização das políticas públicas carecem de avaliação por serem, também, locus de disputas que geram tensões, sobretudo quando se trata de um programa com as características do PNPB, que permite a setores do agronegócio ligados à cadeia produtiva da soja o controle das atividades dessa cultura em território camponês.
References
DIAS, Mariza Souza. Apropriações camponesas da política pública para a agricultura familiar no Assentamento Três Pontes, Perolândia (GO). Jataí. 152f. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí.
GUERRA, Antônio José Teixeira et al. Um estudo do meio físico com fins de aplicação ao planejamento do uso agrícola da terra no Sudoeste de Goiás. Rio de Janeiro: IBGE, 1989.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO – MDA, 2011. Disponível em: <http://www.mda.gov.br/potal/saf/>. Acesso em: 25 jul. 2013.
PAULINO, Eliane Tomiasi. Políticas territoriais e questão agrária: da teoria à intervenção. In: SAQUET, Marcos Aurélio; SANTOS, Roseli Alves (Orgs.). Geografia agrária, território e desenvolvimento. São Paulo: Expressão Popular, 2010. p. 107-129.
______. Por uma geografia dos camponeses. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO DE BIODIESEL - PNPB, 2011. Disponível em: <http://www.biodiesel.gov.br/>. Acesso em: 28 set. 2013.
RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. Ática: São Paulo, 1993.
RIBEIRO, Dinalva Donizete. Agricultura “caificada” no Sudoeste de Goiás: do bônus econômico ao ônus sócio-ambiental. 317f. 2005. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.