Educação, cultura e meio ambiente: uma aproximação das concepções indígenas a partir do movimento dos professores indígenas da Amazônia

Autores

  • Rosa Helena Dias da Silva

DOI:

https://doi.org/10.20435/interações.v6i10.519

Palavras-chave:

etnodesenvolvimento, escola indígena, etnoeducação.

Resumo

O presente trabalho procura, a partir da reflexão realizada pelo movimento dos professores indígenas daAmazônia, registrada nos Relatórios dos seus Encontros anuais (1988-1999), enxergar a pertinência e atualidade dopensamento indígena e as idéias e princípios centrais do Tratado de Educação Ambiental para sociedades sustentáveis eresponsabilidade global. Procura também apreender as concepções indígenas de educação, cultura e meio ambiente nasua relação com os processos de escolarização. Estes temas aparecem de forma “indireta”, por vezes intrinsicamenteacoplados às reflexões sobre a vida indígena, os projetos de futuro dos povos e o papel da educação tradicional(própria) e da educação escolar, tanto aquela que foi introduzida/imposta pelo processo colonizador como, maisrecentemente, a que tem sido pensada pelos próprios índios.

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Publicado

2016-02-25

Como Citar

Dias da Silva, R. H. (2016). Educação, cultura e meio ambiente: uma aproximação das concepções indígenas a partir do movimento dos professores indígenas da Amazônia. Interações (Campo Grande), 6(10). https://doi.org/10.20435/interações.v6i10.519

Edição

Seção

Artigos