Atividades Agrícolas no Assentamento Iracema (PI) e suas repercussões sobre o Meio Ambiente

  • Lúcia de Fátima Correia de Castro
  • Jaíra Maria Alcobaça Gomes
Palavras-chave: Reforma agrária, assentamentos rurais, políticas de desenvolvimento e sustentabilidade.

Resumo

Os assentamentos rurais no Brasil têm incorporado preocupações com a sustentabilidade econômica epreservação ambiental. Analisam-se as atividades agrícolas e suas repercussões sobre o meio ambiente no AssentamentoIracema, localizado no município de Buriti dos Lopes (PI), através de pesquisa direta realizada em maio de 2004. Asustentabilidade ambiental depende da capacitação das famílias assentadas em técnicas agrícolas, que conservem osrecursos naturais, no que diz respeito à não utilização da área de reserva permanente.

Referências

A Lei 6.938 – 31/08/81 determina as Áreas de Preservação Permanente como Reservas Ecológicas. São florestas e demais formas de vegetação natural situadas: ao longo dos rios ou de qualquer curso d’água BERGAMASCO, Sônia M.; NORDER, Luis A. Cabello. O que são assentamentos rurais. São Paulo: Brasiliense, 2001.

CARNEIRO, N.I. Política florestal. Curitiba: FUPEF, 2001. INCRA. Plano de Desenvolvimento Sustentavel do Assentamento Iracema Município de Buriti dos Lopes-PI, 2001.

SILVA, José Onofre. Laudo de avaliação imóvel Iracema - Buriti dos Lopes. Teresina: Instituto Nacional de Reforma Agrária – INCRA, 1999.

Publicado
2016-02-19
Seção
Artigos