“A escola é um bem de todos”: percursos profissionais de professoras aposentadas e o patrimônio cultural escolar de Portão, RS
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v26i1.4343Palavras-chave:
escola pública, legado, memórias, patrimônio, professoras aposentadasResumo
Este artigo tem como temática o patrimônio cultural escolar das escolas públicas municipais de Portão, Rio Grande do Sul, seu legado e reflexões sobre a escola pública na contemporaneidade. O objetivo é identificar as formas, tanto material quanto imaterial, deste patrimônio, narrados e apresentados por sete professoras aposentadas desta rede de ensino através de etnografia e pesquisa bibliográfica. Estas mulheres apresentam questões que envolvem o aprendizado com o legado da escola pública e se há necessidade de reinvenção da escola. Com estes estudos é possível afirmar que a carreira profissional de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental no ensino público em Portão sofreu impacto diante da estrutura escolar, das experiências pedagógicas e das tecnologias de governo. Sendo assim, suas reminiscências fazem parte do patrimônio cultural escolar deste lugar.
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