“A escola é um bem de todos”: percursos profissionais de professoras aposentadas e o patrimônio cultural escolar de Portão, RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v26i1.4343

Palavras-chave:

escola pública, legado, memórias, patrimônio, professoras aposentadas

Resumo

Este artigo tem como temática o patrimônio cultural escolar das escolas públicas municipais de Portão, Rio Grande do Sul, seu legado e reflexões sobre a escola pública na contemporaneidade. O objetivo é identificar as formas, tanto material quanto imaterial, deste patrimônio, narrados e apresentados por sete professoras aposentadas desta rede de ensino através de etnografia e pesquisa bibliográfica. Estas mulheres apresentam questões que envolvem o aprendizado com o legado da escola pública e se há necessidade de reinvenção da escola. Com estes estudos é possível afirmar que a carreira profissional de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental no ensino público em Portão sofreu impacto diante da estrutura escolar, das experiências pedagógicas e das tecnologias de governo. Sendo assim, suas reminiscências fazem parte do patrimônio cultural escolar deste lugar.

Biografia do Autor

Sandra Maria Costa dos Passos Colling, Universidade Feevale

Pós-Doutorado, doutorado e mestrado em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale. Participante do Grupo de Pesquisa Metropolização e Desenvolvimento Regional (Feevale, CNPq). Especialização em Arteterapia e graduação em Artes Visuais pela Universidade Feevale. Tem aperfeiçoamento em Arte-Educação Integral e Contemporânea pelo Centro de Estudos e Informações Técnicas Educacionais e Culturais. Atua com assessoria em educação e como avaliadora de Feiras Multidisciplinares a nível escolar, de municípios do Vale do Rio do Sinos e na Mostratec.

Magna Lima Magalhães, Universidade Feevale

Doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Docente do Curso de História e do Programa em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale.

Ana Luiza Carvalho da Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-Doutorado nas Universidades Denis Diderot – Paris VII, França; Freie Universität Berlin, Alemanha e d’Evry Val d’Essonne, França. Doutorado em Antropologia pela Université Paris Descartes, na França. Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora colaboradora no Programa de Antropologia Visual e coordenadora de pesquisa do Banco de Imagens e Efeitos Visuais/Laboratório de Antropologia Social da UFRGS.

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Publicado

2025-03-05

Como Citar

Colling, S. M. C. dos P., Lima Magalhães, M., & Carvalho da Rocha, A. L. (2025). “A escola é um bem de todos”: percursos profissionais de professoras aposentadas e o patrimônio cultural escolar de Portão, RS. Interações (Campo Grande), 26, e26064343. https://doi.org/10.20435/inter.v26i1.4343