Modelo de negócios baseado na Internet das Coisas: uma análise das oportunidades de novos negócios – revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v24i2.3685

Palavras-chave:

inovação, empreendimento, tecnologia

Resumo

Na era da transformação tecnológica, atrair a atenção dos consumidores pode ser o maior desafio de uma organização; afinal, esses agentes dos negócios mudaram e estão mais exigentes. O artigo versa sobre renovação tecnológica e o conceito de Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT), proposto por Kevin Ashton. Este estudo objetiva elencar as principais contribuições desta tecnologia para a criação de novos modelos de negócios e novos mercados. A IoT provoca mudanças nas empresas e consumidores conforme integra o mundo físico com o virtual, gerando quantidades massivas de informações que podem ser usadas para diversas finalidades, principalmente para melhorar a produtividade e reduzir gastos desnecessários. A IoT representa uma oportunidade para criar novos modelos de negócios e abrir novos mercados inovadores; tudo isso possível graças ao processamento de um grande volume de informações e eventos que serão gerados pelos objetos conectados, possibilitando resposta rápida para cada um deles.

Biografia do Autor

Nathanael Moraes Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Iracema Rocha Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Graduação em Administração de Sistemas de Informação Gerencial e licenciatura em História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professora assistente I do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Thiago Machado da Silva Acioly, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Doutorando em Ciência Animal pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Mestre em Fisiologia e Bioquímica de Plantas pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Metodologias Ativas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Docente na Casa Familiar Rural de Coquelândia (CFR).

Diego Carvalho Viana, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciência Animal pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Graduado em Medicina Veterinária pela UEMA e em Pedagogia pelo Centro Paula Souza. Professor de Anatomia animal do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), campus Imperatriz, e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da UEMA. Coordenador do Núcleo de Estudos Morfofisiológicos Avançados (NEMO), Centro de Ciências Agrárias, UEMASUL.

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Publicado

2023-07-19

Como Citar

Silva, N. M. ., Silva, I. R. ., Acioly, T. M. da S. ., & Viana, D. C. . (2023). Modelo de negócios baseado na Internet das Coisas: uma análise das oportunidades de novos negócios – revisão de literatura. Interações (Campo Grande), 24(2), 717–726. https://doi.org/10.20435/inter.v24i2.3685