Feira da produção familiar: perfil do consumidor do Empório Lago Oeste no Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v23i3.3604Palavras-chave:
Agricultura familiar, Canais curtos, Diversificação socioeconômica, Perfil do consumidor, PluriatividadeResumo
Buscou-se caracterizar o perfil do consumidor do Empório Lago Oeste no Distrito Federal, Brasil, espaço destinado à comercialização da produção familiar. Trata-se de uma pesquisa exploratória quantitativa e qualitativa. Para o estudo de campo, foram realizadas entrevistas por meio de questionário semiestruturado, com perguntas fechadas e abertas, numa amostra de 20 consumidores de um universo médio de 534 visitantes diários da feira, delimitados em observação não participante. O estudo revelou a diversificação socioeconômica e a pluriatividade dos agentes consumidores, entre os quais, 55% eram mulheres e 45% homens, tinham alto grau de escolaridade, visitavam semanalmente o Empório há pelo menos três anos, buscavam por facilidades como comidas prontas e lanches, usavam bastante a tecnologia, possuíam alta renda e estavam dispostas a pagar mais por melhores produtos. As principais motivações para os participantes comprarem no Empório eram a possível ausência de agrotóxicos, bom atendimento, boa localização, qualidade dos produtos, os relacionamentos sociais e a consciência ecológica. Os participantes contestaram o uso de embalagens de plástico e sugeriram melhorar a publicidade. Os resultados quantitativos e qualitativos se complementaram. Por tudo, afirma-se que o objetivo de caracterizar o perfil do consumidor do Empório Lago Oeste foi alcançado.
Referências
BRASIL. Lei n. 11.326, de 25 de julho de 2006. Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2006, p. 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Ato2004-2006/2006/Lei/L11326.htm. Acesso em: 3 jun. 2020.
BARBOSA, S. C.; MATTEUCCI, M. B. A.; LEANDRO, W. M.; LEITE, A. F.; CAVALCANTI, E. L. S.; ALMEIDA, G. Q. E. Perfil do consumidor e oscilações de preços de produtos agroecológicos. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 41, n. 4, p. 602–9, 2011. DOI: https://doi.org/10.5216/pat.v41i4.11854
BRASIL. Decreto n. 1.946, de 28 de junho de 1996. Cria o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 1, p. 11854, 1º jul. 1996.
BARDIN, L. L’Analyse de contenu. Paris: Lisboa Presses Universitaires de France, 2006. [Obra original publicada em 1977].
BRAGA JUNIOR, S. S.; VEIGA NETO, A. R.; MORAES, N. R. Atributos de estilo de vida do consumidor relacionados ao consumo de produtos orgânicos no varejo especializado. Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 13, n. 5, p. 36–46, 2014. DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2781. Acesso em: 3 out. 2019.
BRANDÃO, A. A.; COSTA, C. A.; GALIZONI, F. M.; CAVALCANTE, T. F. M.; NEVES, Á. C. Perfil socioeconômico dos consumidores de hortaliças em feiras livres na microrregião de Januária. Horticultura Brasileira, Recife, v. 33, n. 1, p. 119–24, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-053620150000100019
CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. IRaMuTeQ: um software gratuito para análisede dados textuais. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, p. 513–18, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2013000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 31 ago. 2021.
DAROLT, M. R.; LAMINE, C. B.; BRANDENBURG, A.; ALENCAR, M. C. F.; ABREU, L. M. Redes alimentares alternativas e novas relações produção-consumo na França e no Brasil. Ambiente e Sociedade, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 1–22, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1809-4422ASOC121132V1922016. Acesso em: 4 out. 2019.
DEIMLING, M. F.; BARICHELLO, R.; JARDIM BRAZ, R.; BIEGER, B. N.; CASAROTTO FILHO, N. Agricultura familiar e as relações na comercialização da produção. Interciencia, Caracas, v. 40, n. 7, p. 440–7, 2015. Disponível em: https://www.interciencia.net/wp-content/uploads/2017/10/440-BARICHELO-40_78A-.pdf. Acesso em: 2 nov. 2019.
ELO, S.; KYNGAS, H. The qualitative content analysis process. Journal of Advanced Nursing, Oulu, v. 62, n. 1, p. 107–15, 2008. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2007.04569.x. Acesso em: 3 nov. 2019.
FERRARI, D. L. A teia da qualidade, do EMBEDDEDNESS e do local para construção de cadeias agroalimentares curtas: o caso dos agricultores familiares em Santa Catarina. In: CONTERATO, M. A.; NIEDERLE, P. A.; TRICHES, R. M.; MARQUES, F. C.; SCHULTZ, G. (Org.). Mercados e agricultura familiar: interfaces, conexões e conflitos. Porto Alegre: Via Sapiens, 2013. p. 225–53. (Série Difued).
FUNDO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA [FIDA]. Principais canais de comercialização para a agricultura familiar brasileira. Salvador: FIDA / IICA, 2018. [E-book].
FRANCILINO, A. H.; GONDIM, A. R. O.; SILVA, F. F.; SILVA, J. L. B.; SILVA, Y. A. Perfil dos consumos de hortaliças no município de Iguatu-CE. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, Mossoró, v. 9, n. 1, p. 120–6, 2014. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7337633&info=resumen&idioma=ENG. Acesso em: 29 jun. 2021.
GAZOLLA, M. Os mercados das agroindústrias familiares: produção de novidades e transições sociotécnicas no regime agroalimentar. In: CONTERATO, M. A.; NIEDERLE, P. A.; TRICHES, R. M.; MARQUES, F. C.; SCHULTZ, G. (Org.). Mercados e agricultura familiar: interfaces, conexões e conflitos. Porto Alegre: Via Sapiens, 2013. p. 311–34. (Série Difued).
GRISA, C.; SCHNEIDER, S. Três gerações de políticas públicas para a agricultura familiar e formas de interação entre sociedade e estado no Brasil. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, v. 52, supl. 1, p. 125–46, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-20032014000600007
LIMA, R. S.; FONTANA, A. P. C. As feiras da agricultura familiar como território de práticas alimentares e sociabilidades. Redes, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 3, p. 75–100, 2019. DOI: https://doi.org/10.17058/redes.v24i3.14119
MATTEI, L. O papel e a importância da agricultura familiar no desenvolvimento rural brasileiro contemporâneo. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 45, p. 71–9, 2014. Disponível em: https://bnb.gov.br/documents/80223/205365/ren_2014_6_lauro_v2.pdf/72b45117-194f-4a4b-8b1d-58b1f893af40. Acesso em: 2 nov. 2019.
MORAIS, F. F.; SILVEIRA, M. A.; OLIVEIRA, L. H. M. B.; CAMARGO, R. S.; CALIARI, M. Perfil dos consumidores de produtos orgânicos da feira agroecológica do mercado municipal de Goiânia-GO. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, Mossoró, v. 7, n. 4, p. 64–70, 2012. Disponível em: https://editoraverde.org/gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1922 . Acesso em: 4 out. 2019.
PADUA, J. B.; SCHLINDWEIN, M. M.; GOMES, E. P. Agricultura familiar e produção orgânica: uma análise comparativa considerando os dados dos censos de 1996 e 2006. Interações, Campo Grande, MS, v. 14, n. 2, p. 225–35, dez. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-70122013000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=em. Acesso em: 01 jun. 2020.
RAMBO, A. G.; POZZEBOM, L.; DENTZ, E. Von. Circuitos curtos de comercialização fomentando novos usos do território: considerações sobre o PNAE e as feiras livres. Revista Grifos, Chapecó, v. 28, n. 46, p. 9–26, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22295/grifos.v28i46.4415. Acesso em: 30 jun. 2020.
ROCHA, H. C.; COSTA, C.; CASTOLDI, F. L.; CECCHETTI, D.; CALVETE, E. O.; LODI, B. S. Perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS. Ciência Rural, Santa Maria, v. 40, n. 12, p. 2593–7, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-84782010005000196. Acesso em: 29 set. 2019.
SALVIATI, M. E. Manual do aplicativo IRaMuTeQ. 2017. Planaltina. Disponível em: http://iramuteq.org/documentation/fichiers/manual-do-aplicativo-iramuteq-par-maria-elisabeth-salviati. Acesso em: 02 jul. 2019.
SAMBUICHI, R. H. R.; GALINDO, E. P.; OLIVEIRA, M. A. C.; MOURA, A. M. M. Compras públicas sustentáveis e agricultura familiar: a experiência do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). In: SAMBUICHI, R. H. R.; SILVA, A. P. M.; OLIVEIRA, M. A. C.; SAVIAN, M. (Org.). Políticas agroambientais e sustentabilidade: desafios, oportunidades e lições aprendidas. Brasília, DF: IPEA, 2014. p. 75–104.
SPECHT, S.; BLUME, R.; ENDE, M. V.; SOUZA, M. T. M. É dia de fazer feira na Universidade: análise do perfil do consumidor da Polifeira. Redes, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 3, p. 183–97, 2019. DOI: https://doi.org/10.17058/redes.v24i3.14124
SPOSITO, E.; ABREU, L. Diversidade da produção familiar e da comercialização de produtos orgânicos de Vitória (ES). Redes, Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 3, p. 292–315, 2017. DOI: https://doi.org/10.17058/redes.v22i3.6487. Acesso em: 9 dez. 2019.
TRICHES, R. M.; GRISA, C. Entre mudanças e conservadorismos: uma análise dos programas de aquisição de alimentos (PAA e PNAE) a partir da retórica da intransigência. Revista Nera, Presidente Prudente, 2015, v. 18, n. 26, p. 10–27. DOI: https://doi.org/10.47946/rnera.v0i26.3569
ZYLBERSZTAJN, D.; NEVES, M. F. Economia e gestão dos negócios agroalimentares: indústria de alimentos, indústria de insumos, produção agropecuária, distribuição. São Paulo: Pioneira, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Interações (Campo Grande)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.