Aquicultura e inovação com base em processos de aprendizagem interativa: Projeto Pacu em Terenos, MS
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v23i2.3522Palavras-chave:
empreendedorismo familiar, aprendizagem interativa, inovaçãoResumo
Este artigo descreve as tecnologias de inovação do Projeto Pacu durante sua trajetória relacionada à aquicultura, assim como os impactos em sua estrutura e dinâmicas. O objeto de pesquisa é a unidade produtiva da Fazenda Santa Rosa em Terenos, Mato Grosso do Sul. A influência dos processos de aprendizagem interativa no ato inovador foi avaliada neste trabalho. Este estudo de caso faz uso do método descritivo e explicativo da origem e dinâmica da empresa, mediante acesso a fontes bibliográficas e documentais, associadas à coleta de dados com apoio de um questionário ao gerente executivo e visitas diretas à unidade. A pesquisa permitiu verificar a importância do papel da aprendizagem interativa exercida pela empresa, desde suas origens, seja em processos de inovação sistêmica, seja na incorporação de competências que potencializam sua resiliência e a possibilidade de propagar os conhecimentos de forma sistêmica.
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