A Rede de Universidades da Rota de Integração Latino-Americana (UniRila) e o Corredor Bioceânico: relações culturais entre Porto Murtinho/Brasil e Carmelo Peralta/Paraguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v22i4.3429

Palavras-chave:

Rota Bioceânica, UniRila, cultura, Brasil, Paraguai

Resumo

A consolidação e a articulação entre universidades abrem a possibilidade de um espaço privilegiado para discussões, reflexões e construções de propostas significativas de ações acadêmicas para viabilização de trabalhos técnico-científicos interdisciplinares. A Rede de Universidades da Rota de Integração Latino-Americana (UniRila) foi criada em 2016, com o propósito de desenvolver ações que dessem suporte aos estudos de viabilização do Corredor Bioceânico entre o Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. O presente trabalho busca analisar a relação identitária e cultural existente entre Porto Murtinho-Brasil e Carmelo Peralta-Paraguai com vistas às ações da UniRila, enfatizando que a cultura é norteada por princípios e valores que sustentam o paradigma cultural de um povo em seus hábitos, crenças, valores e identidades e pela forma de difusão e preservação. A pesquisa utilizou o método dedutivo com uma abrangência sistêmica por meio de levantamento bibliográfico e documental. Assim, para que se possa compreender melhor as questões referentes à cultura e aos processos identitários, antes, é preciso trazer uma breve noção do que é cultura, qual a relação cultural existente entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta com vistas à implantação do Corredor Bioceânico. Infere-se que a relação estabelecida leva à constatação de que o entrelaçamento cultural estará em constante mutação ou transformação à medida que a interação e a integração social ocorrerem.

Biografia do Autor

Hanae Caroline Quintana Shiota, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco. Especialista em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus. Graduada em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco. Integrante do Grupo de Pesquisa em Patrimônio Cultural, Direitos e Diversidade. Pesquisadora e coorientadora de iniciação científica no Projeto de Pesquisa "Rota Bioceânica e UNIRILA (Universidades da Rota de Integração Latino Americana): conhecendo as potencialidades existentes como novos espaços de desenvolvimento e prática.

Mariana De Barros Casagranda Akamine, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2012). Mestranda em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Pós-graduação em nível de especialização lato sensu em Design de Interiores pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2017). Pós-graduação em nível de especialização lato sensu em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística pela Universidade de Brasília - UNB (2014). Atuou como docente na Universidade Anhanguera - Uniderp nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia em Produção Multimídia e Engenharia Civil. Exerceu cargo em comissão de Direção Intermediária e Assessoramento, na Secretaria de Estado de Educação, desenvolvendo atividades na área de Arquitetura e Urbanismo. Atualmente docente no Centro Universitário Unigran Capital no Curso de Arquitetura e Urbanismo.

Alessandra Chaia, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro de Ensino Superior Prof. Plínio Mendes dos Santos (1995). Atualmente faz mestrado em DL pela Universidade Católica Dom Bosco e docente da Faculdade Unigran Capital. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, educação, arquitetura e urbanismo, design de interiores e metodologia.

Érika Santos Silva, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011), graduação em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Anhanguera-Uniderp (2015). Mestre em Desenvolvimento Local em Contexto de Territorialidades (conceito CAPES 5), pela Universidade Católica Dom Bosco (2018) . Áreas de pesquisa: Cultura, Identidade, Diversidade, Turismo, Materiais construtivos, Desenho Técnico, Patrimônio Histórico e História da arte/arquitetura. Docente já ministrou aulas em EAD, e matérias presenciais de Desenhos e outros meios de expressão, Conforto Ambiental e Programação visual. Cursando doutorado em Desenvolvimento Local em Contexto de Territorialidades (conceito CAPES 5), pela Universidade Católica Dom Bosco (com conclusão para 2022). E integra o Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural, Direito e Diversidade (Cnpq).

Arlinda Cantero Dorsa, Universidad Católica Dom Bosco (UCDB)

Realizando prácticas postdoctorales en Desarrollo Local en el Centro Universitario Augusto Motta (UNISUAM). Doctorado en Lengua Portuguesa por la Pontificia Universidad Católica de São Paulo (PUC-SP). Máster en Comunicación y Letras por la Universidad Presbiteriana Mackenzie (UPM). Grado en Letras/Francés por la Facultad Dom Aquino de Filosofía, Ciencias y Letras; y en Pedagogía por la Facultad de Educación, Ciencias y Letras de Urubupungá (FECLU). Profesora titular de la Universidad Católica Dom Bosco (UCDB), en el curso de Derecho. Profesora y vicecoordinadora del Máster y Doctorado en Desarrollo Local de la UCDB. Miembro del Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHG-MS). Líder del Grupo de Investigación en Patrimonio Cultural, Derecho y Diversidades y subdirectora del Grupo de Investigación y Estudios en Tecnología Educativa y Educación a Distancia (GETED) de la UCDB. Coordina el proyecto Ruta Bioceánica y UniRila (Red Universitaria de la Ruta de Integración Latinoamericana): Conociendo el Potencial Existente como Nuevos Espacios de Desarrollo y Prácticas Innovadoras – Continuidad; y el Proyecto Gobernanzas Migratorias en Brasil: Desafíos Contemporáneos en la Agenda 2030 – Organización de las Naciones Unidas (ONU).

Referências

ASATO, Thiago Andrade; GONÇALVES, Débora Fittipaldi; WILKE, Erick Pusck. Perspectivas del Corredor Bioceánico para el desarrollo local en el estado de MS: el caso de Porto Murtinho. Interações, Campo Grande, v. 20, número especial, p. 141-57, 2019.

BENEDICT, Anderson. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. 4. reimp. Tradução de Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

BOBADILLA, Fabiola Sánchez; BATE, Santiago Galeano. La artesanía y su relación con el turismo. Revista Científica OMNES de la Universidad de Columbia del Paraguay, Asunción, v. 1, n. 2, p. 18-27, 2018.

CAMPOS, Luana; FARIA, Alcides. Rota Bioceânica: o que é e seus impactos diretos e indiretos. Ecoa, [s.l.], 2020. Disponible en: https://ecoa.org.br/rota-bioceanica-o-que-ee-seus-impactos-diretos-e-indiretos/. Acceso el: 25 abr. 2021.

CASTILHO, Maria Augusta; PAIVA, Nivea Maria Mendes. Patrimônio cultural na festa do touro candil em Porto Murtinho, MS. Multitemas, Campo Grande, n. 43, p. 53-65, 2013. Disponible en: https://www.multitemas.ucdb.br/multitemas/article/view/264/309. Acceso el: 20 jun. 2021.

ESCOBAR, Ticio. La cultura en el Paraguay: los tiempos de lo diverso. In: SIMPOSIO DE MÚSICA EN PARAGUAY: SITUACIÓN ACTUAL Y PERSPECTIVAS DE FUTURO, 1., jul. 2019, Asunción. Anais […]. Asunción: Cultura Paraguay, 2019. p. 19-32. Disponible en: http://www.cultura.gov.py/documentos/la-musica-en-el-paraguay-situacion-actual-y-perspectivas-de-futuro/. Acceso el: 10 mayo 2021.

GAONA, Ivonne (Coord.). El pensamiento que fluye en las lenguas indígenas vivas en Paraguay. Asunción: Ministerio de Educación y Ciencias, 2019. Disponible en: http://www.cultura.gov.py/documentos/el-pensamiento-que-fluye-en-las-lenguas-indigenas-vivas-en-paraguay/. Acceso el: 11 mayo 2021.

GAONA, Saúl. La música popular en el Paraguay, desde la colonia hasta el presente. In: SIMPOSIO DE MÚSICA EN PARAGUAY: SITUACIÓN ACTUAL Y PERSPECTIVAS DE FUTURO, 1., jul. 2019, Asunción. Anais […]. Asunción: Cultura Paraguay, 2019. p. 73-89. Disponible en: http://www.cultura.gov.py/documentos/la-musica-en-el-paraguay-situacion-actual-y-perspectivas-de-futuro/. Acceso el: 10 mayo 2021.

GODOY, Zulma Inés Masi. El chipá y su estampa femenina: memoria, tradición, trabajo y patrimonio. In: MARCHI, Darlan de Mamman; KNACK, Eduardo Roberto Jordão; POLONI, Rita Juliana Soares (Org.). Memória & Patrimônio: identidade, emoção e ditaduras. Pelotas: Editora UFPel, 2020. p. 120-37. v. 2.

GOOGLE. Frontera Brasil-Paraguay Porto Murtinho-Carmelo. Google Maps, [s.l.], 2021. Acceso el: 28 jun. 2021.

HEYN, Carlos Alberto. Desenvolvimento local endógeno: análise de experiência em Porto Murtinho –MS. 2003. Dissertação (mestrado em Desenvolvimento Local) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Gande, MS, 2003. Disponible en: https://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/7949-desenvolvimento-local-endogeno-analise-de-experincia-em-porto-murtinho-ms.pdf. Acceso el: 20 jun. 2021.

IBGE. Panorama: Porto Murtinho. IBGE, [s.l.], 2020. Disponible en: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/porto-murtinho/panorama. Acceso el: 28 jun. 2021.

KUKIEL, Éder Damião Goes; SILVEIRA, Claudia Vera. A culinária de fronteira como elemento de união entre povos: o caso da sopa paraguaia na fronteira entre Brasil e Paraguai e Brasil e Bolívia. Boletim Gaúcho de Geografia, Porto Alegre, v. 47, n. 1, p. 201-224, 2020.

LIMA, Maria Margareth Escobar Ribas. Ciclos econômicos e produção arquitetônica em Porto Murtinho. Campo Grande, MS: Life Editora, 2013.

LIMA, Maria Margareth Escobar Ribas. O resgate de Porto Murtinho. Ensaios e Ciência: Ciencias Biológicas, Agrárias e de la Saúde, Campo Grande, v. 4, n. 3, p. 135-43, 2000. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=26040309. Acceso el: 20 jun. 2021.

MATO GROSSO DO SUL. VIII Reunião do Corredor Rodoviário Bioceânico: evento. Corredor Bioceânico, [s.l.], 2019. Disponible en: http://www.corredorbioceanico.ms.gov.br/oevento/. Acceso el: 25 de abril. 2021.

OLIVEIRA, David Galeano. El idioma y cultura guaraní en Paraguay. [S.l.]: Lulu, 2011.

PARAGUAY. Ministerio de Tecnologías de la Información y las Comunicación. Municipalidad Carmelo Peralta. Municipios República del Paraguay, Capitán Carmelo Peralta, 2021a. Disponible en: https://www.municipios.gov.py/carmeloperalta/. Acceso el: 10 mayo 2021.

PARAGUAY. Sistema Nacional de Información Cultural del Paraguay, 2021b. Disponible en: http://sicpy.gov.py/. Acceso el: 10 mayo 2021.

PARAGUAY. Resolución n. 270/20. Registros de artesano. Asunción, 2020. Disponible en: https://www.artesania.gov.py/index.php/tramites/registros-y-tramites. Acceso el: 11 mayo 2021.

PARAGUAY. Secretaría Nacional de Cultura. La música en el Paraguay: situación actual y perspectivas de futuro. In: SIMPOSIO DE LA MÚSICA EN EL PARAGUAY, 1., jul. 2019, Asunción. Anais […]. Asunción: Cultura Paraguay, 2019a. Disponible en: http://www.cultura.gov.py/documentos/la-musica-en-el-paraguay-situacion-actual-y-perspectivas-de-futuro/. Acceso el: 10 mayo 2021.

PARAGUAY. Resolución n. 869/2019. Por el cual se aprueba el Plan Nacional de Cultura 2018-2023 de la Secretaría Nacional de Cultura en idioma guaraní. Asunción, 2019b. Disponible en: http://sicpy.gov.py/generales/?7149#Plan%20Nacional%20de%20Cultura%20en%20Guaran%C3%AD. Acceso el: 10 mayo 2021.

PARAGUAY. Ministerio de Tecnologías de la Información y Comunicación. Instituto Paraguayo de Artesanía. Artesanía, Asunción, 2019c. Disponible en: https://www.artesania.gov.py/index.php/tramites/artesania. Acceso el: 10 mayo 2021.

PARAGUAY. Secretaría Nacional de Turismo. Ka’a Rape. Asunción, 2018. Disponible en: https://visitparaguay.travel/v1/circuito/4-kaa-rape. Acceso el: 10 mayo 2021.

PARAGUAY. Ministerio de Relaciones Exteriores. Cultura. Embaixada do Paraguai, Lisboa, 2017. Disponible en: https://embaixadadoparaguai.pt/pt-pt/cultura/#toggle-id-1. Acceso el: 10 mayo 2021.

PARAGUAY. Constituición Nacional de la República del Paraguay. Asunción, 1992. Disponible en: https://www.bacn.gov.py/constitucion-nacional-de-la-republica-del-paraguay. Acceso el: 10 mayo 2021.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Além das fronteiras. In: MARTINS, Maria Helena (Org.). Fronteiras culturais – Brasil, Uruguai, Argentina. Cotia, SP: Ateliê editorial, 2002. p. 35-39.

PORTO MURTINHO. Guia de turismo. Prefeitura de Porto Murtinho, 2016. Disponible en: http://www.portomurtinho.ms.gov.br/guia-turismo. Acceso el: 20 junio 2021.

SOUZA, Mariana Jantsch. Fronteiras simbólicas: espaço de hibridismo cultural, uma leitura de dois irmãos, de Milton Hatoum. Revista Letrônica, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 475-89, 2014.

VIEIRA, Marcelo Milano Falcão; VIEIRA, Eurípedes Falcão; KNOPP, Glauco da Costa. Espaço global: território, cultura e identidade. Revista Administração em Diálogo, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 1-19, 2010.

Publicado

2021-12-14

Como Citar

Quintana Shiota, H. C. ., Akamine, M. D. B. C., Chaia, A., Santos Silva, Érika ., & Dorsa, A. C. (2021). A Rede de Universidades da Rota de Integração Latino-Americana (UniRila) e o Corredor Bioceânico: relações culturais entre Porto Murtinho/Brasil e Carmelo Peralta/Paraguai. Interações (Campo Grande), 22(4), 1175–1188. https://doi.org/10.20435/inter.v22i4.3429