Impactos da implementação do Corredor Rodoviário Bioceânico na educação escolar na fronteira Brasil/Paraguai: conhecendo o contexto

conhecendo o contexto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v22i4.3423

Palavras-chave:

Corredor Rodoviário Bioceânico, Porto Murtinho, impactos sociais, Educação escolar

Resumo

A despeito dos méritos eminentemente econômicos, a implementação do Corredor Bioceânico: Rota Porto Murtinho- Portos do Norte do Chile requer também a inteligibilidade de seus diversos impactos sociais sobre as comunidades locais, dentre eles, aqueles que incidem sobre a educação pública. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo compreender o contexto social, econômico e, especialmente, educacional do município sul mato-grossense de Porto Murtinho, que faz fronteira com Carmelo Peralta no Paraguai e é o ponto de saída da Rota no Brasil. Para tanto, realizamos pesquisa de cunho bibliográfico e estatístico, por meio da coleta e análise de indicadores oficiais gerados pelo IBGE e INEP. Os resultados mostram que Porto Murtinho, um município de pequeno porte, tem sua economia assentada prioritariamente na agropecuária; a rede pública de ensino atende pouco mais de quatro mil alunos diariamente e essa demanda é marcada pela diversidade cultural e linguística dada a presença de estrangeiros e também de populações indígenas. A partir desses dados, portanto, percebe-se que a implementação do Corredor Bioceânico incidirá sobre um contexto por si só já diverso e tenderá a ampliar a demanda por educação escolar à medida que deve impulsionar a permanência de habitantes que hoje não encontram postos de trabalho no município, e também a chegada de novos sujeitos, dado o potencial crescimento econômico representado pela implementação do Corredor Bioceânico. Assim, a implementação deverá vir acompanhada de investimentos na educação, objetivando sanar lacunas que já existiam e atender as necessidades emergentes.

Biografia do Autor

Jaqueline Basso, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Professora Adjunta na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS, Unidade de Campo Grande. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, na linha Estado, Política e Formação Humana. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo da Universidade Federal de São Carlos- GEPEC/ UFSCar e no Grupo Trabalho, Educação e Políticas Públicas G-TEPE/ UEMS. Coordenadora do GT Educação do eixo Impactos Sociais na Unirila. Filiação: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS

Vanessa Arlésia de Souza Ferretti , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Professora Adjunta na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras Português-Espanhol e suas Literaturas, na Unidade de Campo Grande. Doutora em Linguística, na área de Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Tem experiência na Educação básica, técnica e superior. Integra o Núcleo de Estudos Bakhtinianos (NEBA) e o Grupo de pesquisa Educação, Cultura e Diversidade, vinculado à Rede de Pesquisa Internacional para América Latina, Europa e Caribe/Rede ALEC. Editora da Web Revista Linguagem, Educação e Memória. Empreende pesquisa a partir dos Estudos Críticos do Discurso e da Análise Dialógica do Discurso

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Publicado

2021-12-14

Como Citar

Basso, J. D., & de Souza Ferretti , V. A. (2021). Impactos da implementação do Corredor Rodoviário Bioceânico na educação escolar na fronteira Brasil/Paraguai: conhecendo o contexto: conhecendo o contexto. Interações (Campo Grande), 22(4), 1197–1212. https://doi.org/10.20435/inter.v22i4.3423