Sonho imperial: a RILA como concretização do objetivo diplomático do segundo reinado para o Paraguai
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v22i4.3422Palavras-chave:
Fronteira Brasil-Paraguai, Bacia do Prata, Brasil Império, Diplomacia, RILAResumo
Este trabalho tem o objetivo de apresentar a RILA (Rota de Integração Latino-Americana) como concretização de objetivos diplomáticos já traçados na época imperial do Brasil para as relações entre ele e o Paraguai. Este artigo mostra como, no campo diplomático, o Império pode ser qualificado como o período histórico que pensou o Brasil, fixando-o como potência regional e se posicionando para garantir políticas cujas consequências fossem benéficas mesmo para seus vizinhos. É abordada a relação fronteiriça entre Brasil e Paraguai com suas peculiaridades, além da descrição sobre a hidrografia da região no que tange à Bacia do Rio da Prata. Então, o artigo adentra na parte histórica ao analisar a formação do Segundo Reinado do Império do Brasil, explicando seu desenvolvimento e características que interessem a esse artigo, apresentando suas concepções diplomáticas, mostrando os problemas enfrentados pela monarquia tropical na região platina e os objetivos e caminhos buscados para contorná-los. Por fim, é trazida para análise a ideia da RILA e seu projeto de integração latino-americano, com investimentos visando a utilizar a hidrografia da região para escoar os produtos locais, correlacionando-a com o objetivo geopolítico buscado desde a época do Império de garantia de livre acesso aos rios platinos. Esta pesquisa utilizou metodologia qualitativa, com análise de livros e artigos da área para embasarem a tese central. O resultado atingido atendeu ao objetivo buscado, mostrando que a RILA provém do desenvolvimento de uma concepção para relações exteriores criada, para o Brasil, no período monárquico.
Referências
BARRIO, C. O. L. O Império do Brasil e a política de intervenção no rio da Prata (1843-1865). Brasília, DF: FUNAG, 2018.
BECKER, B. K. Amazônia: geopolítica na virada do III milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988. Available at: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Access on: 25 May 2021.
CALMON, P. História da civilização brasileira. Brasília, DF: Senado Federal, 2002.
CALÓGERAS, J. P. Formação histórica do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2009.
DORATIOTO, F. F. M. O Brasil do Rio da Prata (1822-1994). 2. ed. Brasília, DF: FUNAG, 2014.
DORATIOTO, F. F. M. Maldita Guerra: nova história da Guerra do Paraguai. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995.
GOES FILHO, S. S. As fronteiras do Brasil. Brasília, DF: FUNAG, 2013.
OLIVEIRA LIMA, M. Formação histórica da nacionalidade brasileira. Brasília, DF: Senado Federal, 2012.
PAIXÃO, R. O. Turismo na fronteira: identidade e planejamento de uma região. Campo Grande: Editora UFMS, 2006.
POLÓN, L. C. K. Brasil-Paraguai: considerações sobre a “fronteira do consumo”. Tempo da Ciência, Toledo, v. 22, n. 44, p. 71-77, 2015. Available at: http://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/12933/8935. Access on: 24 May 2021.
SOARES, Á. T. O drama da tríplice aliança (1865-1876). Brasília, DF: FUNAG, 2021.
SOUZA, E. B. C.; GEMELLI, V. Território, região e fronteira: análise geográfica integrada da fronteira Brasil/Paraguai. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 101-16, 2011. Available at: https://www.redalyc.org/pdf/5139/513951688008.pdf. Access on: 24 May 2021.
SILVA, J. M. Fronteiras Guaranis. 2. ed. Campo Grande: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, 2003.
SUNAKOZAWA, L. F. J.; REYNALDO, G. O. A Rota de Integração Latino-americana (RILA) diante da globalização: a necessidade urgente da pavimentação jurídica transnacional e territorial. In: FEITOSA, A.; FRANCESCHINI, B.; SILVA, R. B.; BRITO, R. D. (Orgs.). Perspectivas de Direito Contemporâneo. Rio de Janeiro: Grupo FGB-Pembroke Collins, 2019. p. 706-21.
TORRES, J. C. O. A democracia coroada. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2017.
VARGAS, F. A. Formação das fronteiras latino-americanas. Brasília, DF: FUNAG, 2017.
YEGROS, R. S.; BREZZO, L. M. História das relações internacionais do Paraguai. Brasília, DF: FUNAG, 2013.
ZUGAIB, E. A hidrovia Paraguai-Paraná. Brasília, DF: FUNAG, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.