Redes no contexto da cultura digital: tecnologias, coordenadores, professores e alunos universitários
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v22i3.3259Palavras-chave:
cultura digital, tecnologias, processo educativo formativo, abordagem da etnografia virtualResumo
Esta pesquisa tem o objetivo de analisar redes de relações no contexto da cultura digital, com enfoque nas ligações entre tecnologias, coordenadores, professores universitários e alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem de etnografia virtual, desenvolvida em uma universidade privada do Centro-Oeste do Brasil, com a participação de 39 professores universitários, 285 alunos e 7 coordenadores, respondendo a questionários e entrevistas semiestruturadas e postando mensagens no Facebook, relacionadas à cultura digital e ao processo educacional formativo. Os resultados apontam para um contexto de descompasso entre as idas e vindas de professores universitários, alunos e coordenadores, buscando se apropriar das tecnologias de forma a inventar outras formas de ensinar e aprender, em diferentes tempos e espaços, individual e colaborativamente, com abertura para a inovação de forma crítica.
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