Redes no contexto da cultura digital: tecnologias, coordenadores, professores e alunos universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v22i3.3259

Palavras-chave:

cultura digital, tecnologias, processo educativo formativo, abordagem da etnografia virtual

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de analisar redes de relações no contexto da cultura digital, com enfoque nas ligações entre tecnologias, coordenadores, professores universitários e alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem de etnografia virtual, desenvolvida em uma universidade privada do Centro-Oeste do Brasil, com a participação de 39 professores universitários, 285 alunos e 7 coordenadores, respondendo a questionários e entrevistas semiestruturadas e postando mensagens no Facebook, relacionadas à cultura digital e ao processo educacional formativo. Os resultados apontam para um contexto de descompasso entre as idas e vindas de professores universitários, alunos e coordenadores, buscando se apropriar das tecnologias de forma a inventar outras formas de ensinar e aprender, em diferentes tempos e espaços, individual e colaborativamente, com abertura para a inovação de forma crítica.

Biografia do Autor

Maria Cristina Lima Paniago, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doctorate and Master's Degree in Applied Linguistics and Language Studies from the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP). Graduated in Arts from the United Catholic Colleges of Mato Grosso (FUCMAT). Visiting Researcher at the University of Manitoba, Canada. Professor of the Postgraduate Program in Education, Masters and Doctorate at the Dom Bosco Catholic University (UCDB). She is the leader of the Research and Studies Group on Educational Technology and Distance Education (GETED). She is deputy institutional coordinator at the UCDB of the Be_a_DOC Coimbra Group. Research Productivity Scholarship 2 CNPq.

Rosimeire Martins Régis dos Santos, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doctorate in Education from the Dom Bosco Catholic University (UCDB), sandwich period from the University of Manitoba, Canada. Master in Education from UCDB. Post-Graduate Lato Sensu in Advanced Human Resources Management at UCDB. Post-Graduate Lato Sensu in Rural Education from the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS). Post-Graduation Lato Sensu in Salesianity at UCDB. Graduation in Teacher Education from UCDB; and in Pedagogy at the University Center of Grande Dourados (UNIGRAN). Research professor in Scientific Research activities under the Dean of Research and Graduate Studies and the Institutional Program for Scientific Initiation Scholarships (PIBIC) at UCDB.

Arlinda Cantero Dorsa, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doctorate in Portuguese Language from the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP). Master's Degree in Communication and Letters from Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduated in Letters with French from the United Catholic Colleges of Mato Grosso (FUCMAT). Editor of the International Magazine Interactions. Vice-coordinator and professor of the Post-Graduate Program (Masters and Doctorate) in Local Development and of the Law course at the Dom Bosco Catholic University (UCDB). Leader of the Cultural Heritage, Law and Diversity Research Group (CNPq). Member of the Historical Institute of Mato Grosso do Sul. Researcher of Scientific Initiation, Masters and Doctorate.

Referências

BANNELL, R. I.; DUARTE, R.; CARVALHO, C.; PISCHETOLA, M.; MARAFON, G.; CAMPOS, G. H. B. Educação no século XXI: cognição, tecnologias e aprendizagens. Petrópolis: Vozes; Rio de Janeiro: PUC, 2016.

BARRETO, R.G. (Org.). Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.

CAZELOTO, E. Apontamentos sobre a noção de “democratização da internet”. In: TRIVINHO, E.; CAZELOTO, E. A cibercultura e seu espelho: campo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa. São Paulo: ABCiber; Instituto Itaú Cultural, 2009.

FLORIDI, L. (Ed.). The onlife manifesto: being human in a hyperconnected era. London: SpringerOpen, 2015. 255 p. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2F978-3-319-04093-6.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.

FREIRE, P. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993.

GUAZZELLI, D. C. H. R. Inovações pedagógicas com o uso de tecnologias. In: GOMEZ, M. V. Círculo de Cultura Paulo Freire: arte, mídia e educação. São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2015.

HERNÁNDEZ, F.; SANCHO, J. M.; CARBONELL, J.; TORT, A.; SIMÓ, N.; SÁNCHEZ-CORTÉS, E. Aprendendo com as inovações na escola. Porto Alegre: Artmed, 2000.

HINE, C. Virtual ethnography. London: SAGE Publications, 2000.

HINE, C. Por uma etnografia para a internet: transformações e novos desafios. [Entrevista concedida a] Christine Hine. MATRIZes, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 167-73, jul./dez. 2015.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2004.

KENSKI, V. Tecnologias e Ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.

LEMOS, A. A cibercultura como território recombinante. In: TRIVINHO, E.; CAZELOTO, E. A cibercultura e seu espelho: campo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa. São Paulo: ABCiber; Instituto Itaú Cultural, 2009.

LESSIG, L. Remix: making art and commerce thrive in the hybrid economy. New York: The Penguin Press, 2008.

LÉVY, P. Cibercultura. 3 ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 32. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiânia, v.20, n. 26, p. 63438, 2020.

PRETTO, N.; SILVEIRA, S. A. Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008.

SANTOS, E. A cibercultura e a educação em tempos de mobilidade e redes sociais: conversando com os cotidianos. In: FONTOURA, H. A; SILVA, M. (Org.). Práticas pedagógicas, linguagem e mídias: desafios à pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro: ANPEd Nacional, 2011.

SANTOS, E. Pesquisa-formação na cibercultura. Santo Tirso: Whitebooks, 2014.

SILVA, R. N. K. O perfil necessário ao professor frente à influência da cibercultura no contexto educacional. ReDoC- Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 103-18, 2020.

Downloads

Publicado

2021-11-03

Como Citar

Paniago, M. C. L., Santos, R. M. R. dos ., & Dorsa, A. C. . (2021). Redes no contexto da cultura digital: tecnologias, coordenadores, professores e alunos universitários. Interações (Campo Grande), 22(3), 705–714. https://doi.org/10.20435/inter.v22i3.3259