Retornos para educação no Brasil: enfoque nas regiões Sul e Nordeste para o ano de 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v23i1.3052

Palavras-chave:

capital humano, renda, retorno da escolaridade

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os efeitos da educação nos rendimentos dos indivíduos residentes no Brasil e, de forma específica, os das regiões Sul e Nordeste. As estimativas são realizadas a partir da base de dados da PNAD contínua para o ano de 2017, utilizando-se da equação de rendimentos proposta por Mincer (1974) e do procedimento de Heckman (1979) para corrigir o viés de seleção. Utiliza-se também o método de Trostel (2004) para o cálculo dos retornos da escolaridade tanto do Brasil quanto das regiões Sul e Nordeste. Como resultado principal, o modelo teórico e suas estimativas indicam que, em todas as regiões analisadas, o capital humano apresenta retornos crescentes, sendo estes cada vez maiores à medida que o indivíduo alcança graus mais elevados de educação, apontando que no Brasil pessoas com 4 anos de estudo têm retornos de 2,9% em seus salários; já com 15 anos de estudo, os retornos são de 33,2%. No Sul e Nordeste, os valores são, respectivamente, de 1,8% e 2,7% para 4 anos e 26,3% e 33,2% para 15 anos de estudo, apontando retornos maiores para a região Nordeste. Portanto os resultados sugerem que é de fundamental importância se delinearem políticas que incentivem a conclusão de níveis mais elevados de educação, a fim de se aumentar a renda dos trabalhadores.

Biografia do Autor

Tatiana Borges da Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestranda em Teoria Econômica na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pós-graduanda em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar). Graduada em Ciências Econômicas pela UEM. Professora Mediadora na Unicesumar..

Kézia de Lucas Bondezan, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com Doutorado Sanduíche na Universidade do Minho, em Portugal. Mestre e graduada em Economia pela UEM. Professora adjunta na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Miriã de Sousa Lucas, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutoranda em Ciências Econômicas (área de concentração: Teoria Econômica) na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre e Graduada em Ciências Econômicas pela UEM. Pós-graduanda em Docência no Ensino Superior: Tecnologias Educacionais e Inovação pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Técnica Bancária na Caixa Econômica Federal.

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Publicado

2022-04-28

Como Citar

Silva, T. B. da, Bondezan, K. de L., & Lucas, M. de S. (2022). Retornos para educação no Brasil: enfoque nas regiões Sul e Nordeste para o ano de 2017. Interações (Campo Grande), 23(1), 67–83. https://doi.org/10.20435/inter.v23i1.3052