Precarização do trabalho: gerenciamento da cadeia de suprimentos em uma associação de catadores de materiais recicláveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v23i2.2989

Palavras-chave:

catadores de materiais recicláveis, cadeia de suprimentos, precarização

Resumo

Os catadores de materiais recicláveis são atores fundamentais dentro da gestão dos resíduos sólidos municipais e um importante elo na cadeia da reciclagem. Os catadores realizam suas atividades em condições precárias: trabalham sob intempéries; correm o risco de acidentes de trânsito; entram em contato com insetos que transmitem doenças e sofrem com sobrecarga de peso. Tais condições se agravam diante da carência de direitos e garantias trabalhistas, além da instabilidade de rendimentos e exploração nos processos comerciais, recebendo preços irrisórios pelos materiais. Nesse contexto, a presente pesquisa busca, de forma interdisciplinar, a interface da gestão da cadeia de suprimentos com os aspectos que configuram a precarização do trabalho dos catadores, tendo como objetivo identificar e fomentar propostas de melhorias na infraestrutura e na cadeia de suprimentos de uma associação de catadores de materiais recicláveis, a partir do diálogo e da construção com os trabalhadores em questão. Para tanto, foi utilizada a análise ergonômica do trabalho para o levantamento de informações e elaboração de diagnóstico que subsidiou a construção de um mapa dos processos por meio da ferramenta SIPOC. A partir da análise documental do empreendimento, chegou-se ao resultado de parte do processo produtivo da associação, ou seja, sua recuperação de recicláveis no ano de 2018, que atingiu um volume de 141.893,7 kg. Buscou-se, com a presente pesquisa, proporcionar momentos de discussão reflexiva junto dos catadores sobre os processos organizativos da associação, de forma a construir coletivamente propostas que possibilitem melhores condições de trabalho para eles. 

Biografia do Autor

Éder Luiz Araújo Silva, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade na Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2019 - 2021) com bolsa CAPES. Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes (2015). Possui experiência na iniciativa privada e no terceiro setor na área de Gestão Ambiental, com ênfase em gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Gestão Ambiental (ISO 14001), gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos envolvendo catadoras e catadores de materiais recicláveis. As principais áreas de interesse são: Gestão Ambiental, gestão de resíduos sólidos urbanos e políticas públicas correlatas, sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos com inclusão sócio-produtiva de catadoras e catadores de materiais recicláveis, economia solidária, reciclagem e tecnologias sociais.

Rosinei Batista Ribeiro, Centro Universitário Teresa D`Ávila (UNIFATEA)

Pós-Doutorando no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na área de corrosão em aços aeronáuticos no Instituto de Estudos Avançados - IEAv, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA - 2018-2020. Pós-Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Guaratinguetá - FEG-UNESP (2011-2014). Bolsista de Produtividade em Pesquisa-PQ -2015/2018. Doutorado em Engenharia Mecânica pela UNESP- FEG (2004). Coordenador Institucional das Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq - PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM - UNIFATEA. Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação - PPG-DTI e líder do Grupo de Pesquisa - DGP - CNPq "Projeto de Produto e Tecnologias Sociais". Docente Permanente no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS, Professor Associado na Faculdade de Tecnologia de Cruzeiro/SP e Presidente da Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE. Docente Permanente no Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento, Tecnologias, Sociedade - Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Possui experiência em atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Desenho Industrial, Engenharia de Produção e Materiais, com ênfase em Design e Materiais, Projeto de Produto, Tecnologias Sociais, Planejamento de Experimentos (DOE), Processos de Fabricação, Corrosão, Materialografia, Gestão Estratégicas, Inovação Tecnológica e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM).

Adilson da Silva Mello, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Professor Associado I da Universidade Federal de Itajubá. Possui graduação em Filosofia, mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade. Áreas de interesse: Tecnologias e Sociedade; Trabalho; Cultura e Desenvolvimento. Coordenador do GEPE de Ciências Sociais e Desenvolvimento do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão da Universidade Federal de Itajubá.

Bianca Siqueira Martins Domingos, Centro Universitário Teresa D`Ávila – UNIFATEA

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional na Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP (2019 - ) com bolsa CAPES. Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2013-2015) com bolsa CAPES e FAPEMIG. Graduada em Administração pelo Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA (2009-2012) com bolsa CNPq (PIBITI e ATNM). Coordenadora de Relações Institucionais, do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER/Periódicos Científicos e Professora Titular no Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA, na disciplina de Metodologia de Pesquisa. Diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação na Prefeitura Municipal de Lorena, São Paulo (vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) (2017 - 2018). Professora orientadora de projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio - PIBIC-EM - CNPq. Participa dos Grupos de Pesquisa do Núcleo de Extensão, Pesquisa Ação, Cartografias Sociais e Metodologias Participativas da UNIVAP e do Grupo Projeto de Produto e Tecnologias Sociais do UNIFATEA. Atua nos campos de Planejamento Urbano e Regional, Intervenções Artísticas Urbanas e Sociologia Urbana. 

Referências

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.

ANTUNES, R. Trabalho e precarização numa ordem neoliberal. In: GENTILI, P.; FRIGOTTO, G. (Org.). A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. 2. ed. São Paulo/Buenos Aires: Editora Cortez/CLACSO, 2001. p. 35-48.

BARBOSA, R. N. C. A economia solidária como política pública: uma tendência de geração de renda e ressignificação de trabalho no Brasil. São Paulo: Editora Cortez, 2007.

BESEN, G. R. Coleta seletiva com inclusão de catadores: construção participativa de indicadores e índices de sustentabilidade. 2011. 275 p. Thesis (Doctorate in Environmental Health) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

BRAZIL. Lei n. 12.305, of August 2, 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, section 1, from 3 Aug. 2010, p. 3.

BORSOI, I. C. F. Vivendo para trabalhar: do trabalho degradado ao trabalho precarizado. Convergencia, Revista de Ciencias Sociales, Toluca, v. 18, n. 55, p. 113-133, Apr. 2011.

BOSI, A. P. A organização capitalista do trabalho "informal": o caso dos catadores de recicláveis. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 23, n. 67, p.101-16, June 2008.

COELHO, A. P. F; BECK, C.L.C; FERNANDES, M.N.S; FREITAS, N.Q; PRESTES, F.C; TONEL, J.Z. Mulheres catadoras de materiais recicláveis: condições de vida, trabalho e saúde. Revista Gaúcha Enfermagem, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 1-8, Sept. 2016.

CORREIA, K. S. A.; ALMEIDA, D. A. Aplicação da técnica de Mapeamento de fluxo de processo no diagnóstico do fluxo de informações da cadeia cliente-fornecedor. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção [ENEGEP], 22., 2002, Curitiba. Annals [...]. Curitiba: ENEGEP, 2002.

CORNIERI, M. G. Programa Municipal de coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos em Santo André-SP: um estudo a partir do ciclo da política (policy cycle). 2011. 170 p. Dissertation (Master in Environmental Science) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

COSTA, W. B.; CHAVES, M. R. Catadores de recicláveis: entre a informalidade e a precarização do trabalho. Espaço em Revista, Catalão, v. 15, n. 1, p. 143-55, Jan./June 2013.

DAGNINO, R. Tecnologia Social: contribuições conceituais e metodológicas. Campina Grande/Florianópolis: EDUPEB/Insular, 2014.

DE ARAÚJO, G. C. Cadeia de suprimentos solidária a partir de uma cooperativa de reciclagem. In: SAFETY, HEALTH AND ENVIRONMENT WORLD CONGRESS. 2013, Porto, Portugal. Annals [...]. Porto: Science and Education Research Council / COPEC, 2013. p. 212-5.

GALON, T; MARZIALE, M.H.P. Condições de trabalho e saúde de catadores de materiais recicláveis na América Latina: uma revisão de escopo. In: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada [IPEA]. PEREIRA, B. C. J.; GOES, F. L. (Org.). Catadores de materiais recicláveis: um encontro nacional. Rio de Janeiro: IPEA, 2016.

GEORGES, M. R. R. Cadeia de suprimentos solidária. In: SEMINÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO [SEMEAD], 13., 2010, São Paulo. Annals [...]. São Paulo: SEMEAD, 2010. p. 1-16.

GEORGES, M. R. R.; LHAMA, P. G.; AMORIM, R. M. De catadores de lixo a uma cadeia de suprimentos reversa: o caso das cooperativas populares de coleta e seleção de recicláveis do CRCA. In: ZANIN, M. (Org.). Economia solidária: tecnologias em reciclagem de resíduos para geração de trabalho e renda. São Carlos: Claraluz, 2009. p. 236-45.

GUÉRIN, F; LAVILLE, A.; DANIELLOU, F.; DURAFFOURG, J.; KERGUELEN, A. Compreender o trabalho para transformá-lo: a prática da ergonomia. São Paulo: Blucher, 2001.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA [IPEA]. Diagnóstico sobre catadores de resíduos sólidos. Brasília: Ipea, 2012.

KRUPP, R.; SILVA, R. M.; VIEIRA, G. B. B. A logística reversa no pós-consumo: um estudo de casa na cooperativa Cootre de Esteio-RS. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 72-86, Jan./Apr. 2017.

LOBATO, K. C. D.; LIMA, J. P. Caracterização e avaliação de processos de seleção de resíduos sólidos urbanos por meio da técnica de mapeamento. Engenharia Sanitária e Ambiental, Rio de Janeiro, v. 15, n. 4, p. 347-56, Oct./Dec. 2010.

MEDEIROS, L. F. R.; MACÊDO, K. B. Catador de material reciclável: uma profissão para além da sobrevivência? Psicologia & Sociedade, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 62-71, May/Aug. 2006.

MAGALHÃES, B. J. Liminaridade e exclusão: os catadores de materiais recicláveis e suas relações com a sociedade brasileira. 2012. 131 f. Dissertation (Master in Philosophy and Sciences) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

OLIVEIRA, D. A. M. Percepção de riscos ocupacionais em catadores de materiais recicláveis: estudo em uma cooperativa em Salvador-Bahia. 2011. 174 f. Dissertation (Master of Medicine) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.

OLIVEIRA, F. G.; PARREIRA, G. F.; LIMA, F. P. A. Desafios da produtividade no setor de triagem de materiais recicláveis. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção [ENEGEP], 24., 2009, Salvador. Annals [...]. Salvador: ENEGEP, 2009. p. 1-10.

OLIVEIRA, F. G.; LIMA, F. P. A. Eficiência e Solidariedade nas Associações de Catadores de Materiais Recicláveis. Working Paper da WIEGO (Políticas Urbanas), Manchester, n. 22, p. 1-21, Feb. 2012.

ROSS, D.; CARVALHAL, M. D.; RIBEIRO, S. Q. A precariedade do trabalho dos catadores de material reciclável no oeste paranaense e a dinâmica estratégica da reprodutividade do capital. Revista Pegada Eletrônica, Presidente Prudente, v. 11, n. 2, Dec. 2010.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNTSON, R. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

VIANA, L. L.; OLIVEIRA, D. F. Projeto técnico de implantação da coleta seletiva no município de Itauçu, Goiás. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL, 3., 2012, Goiânia, GO. Annals [...]. Goiânia: IBEAS, 2012. p. 1-11.

VINÃLES, A. B; TESSER, D. P; GONÇALVES, I. B; CORRÊA, M. A. C. Mapeamento dos processos e estudo de tempos e movimentos em uma cooperativa de reciclagem do munícipio de Ponta Grossa, Paraná. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO, 7., 2017, Ponta Grossa, PR. Annals [...]. Ponta Grossa: APREPRO, 2017.

Downloads

Publicado

2022-08-03

Como Citar

Silva, Éder L. A., Ribeiro, R. B. ., Mello, A. da S. ., & Domingos, B. S. M. . (2022). Precarização do trabalho: gerenciamento da cadeia de suprimentos em uma associação de catadores de materiais recicláveis. Interações (Campo Grande), 23(2), 285–298. https://doi.org/10.20435/inter.v23i2.2989