Marketing territorial aplicado a distritos industriais: estratégia de inovação para empreendedorismo e desenvolvimento local
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v22i1.2602Palavras-chave:
áreas industriais, marketing, desenvolvimento territorialResumo
O distrito industrial é importante para o desenvolvimento econômico e social, local e regional, enquanto o marketing territorial é relevante para a implementação de ações de empreendedorismo e desenvolvimento. Considerando o potencial de indústrias, as demandas do Corede Noroeste Colonial, no Rio Grande do Sul, e os distritos industriais e o marketing territorial como base teórico-conceitual, o objetivo deste trabalho foi identificar, compreender e analisar as limitações e oportunidades das áreas industriais desta região, diante do seu contexto, articulações e dinâmicas de empreendedorismo e desenvolvimento, à luz das estratégias de marketing territorial. Foram realizadas entrevistas com agentes públicos e gestores empresariais das áreas industriais desta localidade. Verificou-se a expansão de mercado das indústrias, diversidade de produtos e serviços, bem como conscientização dos envolvidos quanto à relevância da interação e cooperação entre atores e dos processos de inovação para o desenvolvimento destas áreas. Constatou-se, porém, demandas quanto à visão empreendedora dos atores, regularização das áreas, infraestrutura, logística e recursos, fatores estes comprometedores do empreendedorismo e desenvolvimento local. Concluiu-se que tais aspectos demandam estratégias de marketing territorial para fortalecer a cooperação entre agentes públicos e privados, contribuindo para captar recursos e desenvolver as dinâmicas territoriais por meio de ações eficazes de governança, empreendedorismo e inovação.
Referências
ALBAGLI, S.; MACIEL, M. L. Informação e conhecimento na inovação e no desenvolvimento local. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 3, p. 9-16, set./dez. 2004.
ARAGONEZ, T.; ALVES, G. C. Marketing territorial: o futuro das cidades sustentáveis e de sucesso. Tourism & Management Studies: Faro, v. 1, p. 316-19, 2013.
BAUER, R. Gestão da mudança: caos e complexidade nas organizações. São Paulo: Atlas, 1999.
BECATTINI, G. The marshallian industrial district as a socio-economic notion. In: PIKE, F.; BECATTINI, G.; SENGENBERGER, W. (Ed.). Industrial districts and interfirm cooperation in Italy.: Geneva: International Institute for Labour Studies [ILO], 1990.
CARGNIN, A. P. Política de desenvolvimento regional no Rio Grande do Sul: vestígios, marcas e repercussões territoriais. 2011. 318 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2011.
DALLABRIDA, V. R.; SIEDENBERG, D. R.; FERNÁNDEZ, V. R. Desenvolvimento a partir da perspectiva territorial. Desenvolvimento em Questão, Ijuí, ano 2, n. 4, p. 33-62, jul./dez. 2004.
DALLABRIDA, V. R.; TOMPOROSKI, A. A.; SAKR, M. R. Do marketing territorial ao branding de território: concepções teóricas, análises e prospectivas para o Planalto Norte Catarinense. Interações, Campo Grande, MS, v. 17, n. 4, p. 671-85, out./dez. 2016.
FERNANDES, R.; GAMA, R. A cidade digital versus a cidade inteligente: estratégias de desenvolvimento sócio-econômico e/ou de marketing territorial. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO PARA O PLANEJAMENTO URBANO, REGIONAL, INTEGRADO E SUSTENTÁVEL, 2., 2006, Braga. Anais [...]. Braga: Universidade do Minho, 2006a.
FERNANDES, R.; GAMA, R. As cidades e territórios do conhecimento na óptica do desenvolvimento e do marketing territorial. In: COLÓQUIO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 5., 2006, Viseu. Anais [...]. Viseu: Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, 2006b.
FÓRUM DOS COREDES. Planos estratégicos de desenvolvimento dos COREDEs 2015-2030: perspectivas estratégicas das Regiões Funcionais. 1. ed. Lajeado: Univates, 2017. 199p.
GAIO, S.; GOUVEIA, L. B. O branding territorial: uma abordagem mercadológica à cidade. Revista A Obra Nasce, p. 27-36, 2007.
KELLER, P. F. Clusters, distritos industriais e cooperação interfirmas: uma revisão da literatura. Revista Economia & Gestão, Belo Horizonte, v. 8, n. 16, p. 30-47, set. 2008.
KOTLER, P.; HAIDER, D. H.; REIN, I. Marketing places: attracting investment, industry, and tourim to cities, states, and nations. New York: Free Press, 1993.
KUTTUBAEVA, T. A.; ISHCHUK, L. V.; ADARINA, R. T.; GLOTKO, A. V.; FEDOSOVA, T. V. Applications of the concept of territorial marketing in forming and implementing competitive advantages for tourist areas. Journal of Environmental Management and Tourism, v. 8, n. 20, p. 713-26, 2017.
LIMA, E. C.; NETO, C. R. O. Análise do desenvolvimento territorial: a contribuição da experiência italiana. Interações, Campo Grande, MS, v. 20, n. 1, p. 51-61, jan./mar. 2019.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
MINAYO, M. C. S. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016.
OLIVEIRA, H. S. Gestão urbana e investimento industrial: considerações sobre o parque automotivo da região metropolitana de Curitiba. Revista Gestão Industrial, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 104-17, 2005.
OLIVEIRA, L. Y. Q.; BORGES, P. P. O direito à cidade e o desenvolvimento local como base para a humanização do espaço urbano. Interações, Campo Grande, MS, v. 19, n. 4, p. 739-55, out./dez. 2018.
PORTO ALEGRE (Estado). Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional. PPA 2016-2019: Cadernos de Regionalização – Região Funcional 7. Porto Alegre, 2015. 108 p.
PUTNAM, R. D. Comunidade e democracia: a experiência da Itália moderna. Rio de Janeiro: FGV, 1996.
RIZZI, P.; CICIOTTI, E.; GRAZIANO, P. The role of cities in economic development and the challenges of territorial marketing and place branding. In: BAUSSOL, M.; BELLAVIT, C.; VIVARELL, M. (Ed.). Essays in honor of Luigi Campiglio. Milão: Vita e Pensiero, 2018. p. 173-196.
TIDD, J.; BESSANT, J. Inovação: o que é e por que importa? In: TIDD, J.; BESSANT, J. (Org.). Gestão da Inovação. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. p. 3-54.
VILLASCHI FILHO, A.; CAMPOS, R. R. Sistemas/arranjos produtivos localizados: conceitos históricos para novas abordagens. In: CASTILHOS, C. C. (Coord.). Programa de apoio aos sistemas locais de produção: a construção de uma política pública no RS. Porto Alegre: FEE; SEDAI, 2002. p. 11-48.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.