Avaliação de Serviços em Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Local

  • Alexandre Luzzi Las Casas Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP)
  • Antônio J. de H. Guevara Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP)
  • Cristiane C. Merighi Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
Palavras-chave: Ensino Superior. Qualidade de Serviços. Avaliação.

Resumo

A necessidade de considerar aspectos relacionados à qualidade dos serviços no setor educacional vem aumentando, em parte devido a concorrência e relativa saturação do mercado. No entanto, devido a enorme proliferação das ofertas de cursos de pós-graduação lato sensu, fica evidente a necessidade de realizar pesquisas para aprimorar as formas de avaliar a qualidade, para verificar se os objetivos de aperfeiçoamento estão sendo atendidos. A justificativa do nosso trabalho é que o período que os alunos destes tipos de cursos variados ficam na instituição é relativamente curto para que sejam adquiridos todos os benefícios de um curso de pós-graduação stricto sensu; e seu objetivo é o da aplicação de um método de avaliação para um curso superior de pós-graduação e verificar sua adequação. O trabalho representa uma contribuição adicional nas pesquisas relacionadas à avaliação de serviços, analisando as relações de percepções dos alunos e seus perfis e que podem servir de orientação em termos de melhoria da qualidade do serviço educacional. Entre os resultados encontrados mostrando os benefícios para os alunos, observou-se que o instrumento é útil para atingir os objetivos propostos, apesar de certas limitações.

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Publicado
2015-12-11